Prefeitos piauienses tratam sobre consórcios públicos intermunicipais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) e representantes de entidades municipalistas do Estado do Piauí participaram, na manhã da terça-feira (27), no Palácio de Karnak, de reunião sobre Consórcios Públicos Intermunicipais.

Uma apresentação foi feita pelo ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Domingos Filho. “Viemos compartilhar a experiência do Ceará e fazer a proposta ao Piauí, com a finalidade de implantação de política de custeio e investimento”.

Os consórcios intermunicipais têm como objetivo recobrar a produtividade e investimentos em áreas como saúde, mobilidade urbana, educação, saneamento, infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas, entre outras.

De acordo com o presidente da APPM, Jonas Moura, prefeito de Água Branca, o Piauí já conta com encaminhamentos no sentido do funcionamento de consórcios intermunicipais, como o do Médio Parnaíba, do Território dos Cocais e o da Planície Litorânea.

“Essa reunião foi importante e vamos realizar outros encontros para colocar em prática. Já temos formalizados no Piauí os consórcios do Médio Parnaíba, dos Cocais e Planície Litorânea e, desse modo, com esses esclarecimentos, vamos avançar”, pontua Moura.

O governador Wellington Dias observa que o Governo do Estado atuará em conjunto com a APPM e os municípios. “Os consórcios já existentes devem se organizar para funcionar e o Estado se dispõe a entrar com a contrapartida”, explica.

A reunião contou, também, com o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, e os prefeitos de Riacho Frio, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas, presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul (AMES); São Luís do Piauí, Raimundo Renato Vicente de Araújo Sousa, presidente da Associação da Microrregião de Picos (AMPICOS); Porto, Domingos Bacelar de Carvalho, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais (CITICOCAIS); Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, presidente da Associação do Vale do Itaim (ANVI); Caraúbas do Piauí, João Coelho de Santana, presidente do Consórcio dos Municípios da Planície Litorânea; Sebastião Leal, Ângelo Pereira, presidente do G13; e Lagoa do Piauí, Antônio Francisco de Oliveira Neto.

Fotos: Jorge Bastos/Governo do Piauí

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

Texto passará por análise dos deputados O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que...

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...
spot_img

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...
spot_img

Posts Recomendados