Prefeitura de Guadalupe e COE discutem cumprimento do novo decreto do Governo do Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A assessoria jurídica da prefeitura informou que o decreto do governo estadual não pode ser flexibilizado. E nesse entendimento, os setores da economia local de serviços considerados não essenciais poderão funcionar por até nove horas diárias, não ultrapassando às 19h. Os empresários deverão fazer um pré-cadastro e informar a vigilância sanitária o horário de funcionamento de cada um.

A Prefeitura de Guadalupe e o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus, realizaram uma reunião no início da noite desta segunda-feira (22), no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Participaram do encontro a prefeita Neidinha Lima, Paulo Rocha (Sec. de Saúde), Enfermeira Jucilene Andrade, enfermeira Laura Sabrina (Diretora do Hospital Local), Tenente PM Carlos Morais, Tailândia Sá (Vigilância Sanitária), Edson Moura (Sec. de Planejamento e Gestão), Dr. João Filho (Assessor Jurídico), além de empresários de setores da economia local.

A reunião foi motivada pelo publicação do novo do decreto do Governo do Estado do Piauí

A empresária Carminha Moreira, proprietária da Loja Atual Modas, destacou que é muito importante o trabalho da gestão municipal, e acrescentou que o momento é realmente para se preocupar com a vida, não deixando de lado a economia. Ela também reclamou da atuação de alguns fiscais que fazem a ronda nos comércios, mas já soube que estes foram substituídos.

O assessor jurídico Dr. João Filho disse que o município não pode descumprir o decreto a nível estadual, por conta da situação que beira o colapso de todo sistema de saúde, sobrecarregando a todos.

A prefeita Neidinha Lima e o secretário de saúde Paulo Rocha entendem a preocupação dos empresários e trabalhadores, mas a situação é de extrema preocupação, pois todo o sistema de saúde está a beira do colapso total, estão sobrando pacientes na fila de espera por leitos clínicos e UTIs, e sobra falta de insumos e mais profissionais nos hospitais de referência.

“O momento é de preocupação com a vida, e de proteger a todos”, disse Neidinha Lima.

Os serviços considerando essenciais terão o mesmo modelo e horário de funcionamento, o teor é igual ao decreto da semana passada, que foi assinado pelo governador Wellington Dias.

A partir das 20h do dia 25 de março até às 24h do dia 28, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção de supermercados, farmácias, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, bancos e lotéricas. O toque de recolher é das 21h às 5h, do dia 22 ao dia 28.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados