Profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com o apoio da Polícia Militar estiveram em locais públicos da cidade – Praça Nossa Senhora de Guadalupe e Avenida Manoel Ribeiro da Fonseca – distribuindo panfletos e orientações sobre a prevenção do suicídio.
Por Gleison Fernades
Na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, foi realizada no município de Guadalupe a ação denominada “Blitz Amarela” realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Guadalupe e Polícia Militar que teve o propósito de enfatizar que o Setembro Amarelo é o ano todo.
O mês que deseja prevenir o suicídio está acabando, mas os fatores de risco que levam ao mesmo existem o ano todo, logo com o intuito de conscientizar a população sobre o tema, profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com o apoio da Polícia Militar estiveram em locais públicos da cidade – Praça Nossa Senhora de Guadalupe e Avenida Manoel Ribeiro da Fonseca – distribuindo panfletos e orientações sobre a prevenção do suicídio.
A Equipe era composta por coordenadores, psicólogas, assistentes sociais, orientadoras sociais, visitadoras sociais do CRAS e CREAS, dos Programas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz.
O número de suicídios tem crescido no mundo todo e para combatê-lo é necessário dialogarmos sobre o tema.
É importante a população estar orientada sobre os fatores de risco, os sinais de alerta, sobre como ajudar e onde buscar ajuda, informações que foram repassadas nos panfletos entregues aos guadalupenses que passavam no momento pelos locais públicos onde foram realizadas a ação.
Caso sinta a necessidade de buscar ajuda ou conheça alguém que esteja necessitando de ajuda não deixe de buscar o auxilio de pessoas da sua rede de apoio e de profissionais da saúde mental: psiquiatras e psicólogos. O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional gratuito por telefone 24 horas, através do número 188. Diga sim a vida, você tem valor e não está sozinho(a)! Busque ajuda!