“Nossa gestão adquiriu modernos equipamentos com recursos próprios, com isso estamos assegurando mais serviços médicos para a população”, disse a prefeita Neidinha Lima durante o ato.
A cidade de Guadalupe inaugurou na manhã desta sexta-feira (04) a sua Sala de Estabilização no Hospital no hospital municipal. O evento contou com a presença da prefeita Neidinha Lima, que destacou a importância desse novo instrumento para cuidar ainda mais da saúde da população.
“É uma sala moderna, com dois leitos, com equipamentos também modernos e profissionais treinados para assegurar um atendimento de qualidade e humanizado”, destacou a gestora.
O secretário de saúde Paulo Rocha e a diretora do hospital, enfermeira Laura Sabrina, disseram na oportunidade que a Sala de Estabilização é um componente fundamental que faz parte da Rede de Atenção às Urgências (RAU), um local de assistência temporária e qualificada, visando atender às necessidades assistenciais de estabilização de pacientes em estado grave/crítico. Sua função é garantir assistência ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Paulo e Sabrina também agradeceram à prefeita Neidinha Lima pelo trabalho de restruturação da saúde da cidade, assim como investimentos na qualificação dos servidores do hospital. Eles que cada funcionário tenha zelo com todos os equipamentos, e informaram que pouquíssimas cidades dispõem deste tipo de atendimento. que assegura um cuidado a mais com pacientes de casos graves, e que, caso haja necessidades de serem encaminhados para outros centros, já saem do hospital totalmente estabilizados.
Equipamentos
- Bomba de Infusão: É um dispositivo que administra medicamentos, fluidos, nutrientes ou soluções de hidratação a um paciente de forma controlada. É indicada para situações em que é necessário administrar medicamentos ou nutrientes de forma confiável, de acordo com a dosagem ou vazão.
- Cardiodesfibrilador: Composto de um conjunto de desfibrilador bifásico/monitor configurável destinado à desfibrilação e monitorização dos sinais vitais de pacientes adultos, pediátricos e neonatais. Vem com DEA (Desfibrilação Externa semi Automática), Marca-passo, Análise de Segmento ST e Análise de Arritmias Avançadas.
- Monitor Cardíaco Multiparamétrico: Monitor de sinais vitais permite monitorar os parâmetros de eletrocardiograma (ECG), respiração (RESP), saturação de oxigênio sanguíneo (SpO2/oximetria de pulso), pressão arterial não invasiva (PNI) e temperatura (TEMP) corporal.
- Aparelho de ECG: Serve para verificar e gravar o eletrocardiograma (ECG) de um paciente. O ECG é um exame que avalia a atividade elétrica do coração, permitindo identificar anormalidades como arritmias, hipertrofia e infarto do miocárdio.
- Carrinho de Emergência: É um equipamento hospitalar que contém materiais, medicamentos e equipamentos necessários para atender pacientes em situações de urgência e/ou emergência. É móvel com gavetas e divisórias que facilita o acesso rápido e eficaz aos recursos necessários para o tratamento imediato dos pacientes.
- Ventilador Mecânico Portátil: Auxilia a entrada e a saída de ar nos pulmões. É uma máquina que ajuda o ar a entrar e a sair dos pulmões) para auxiliar a respiração.
- Além desses temos, maca de transporte de pacientes, prancha rígidas, colar cervical, armário com medicações, aparelhos de verificação de Sinais Vitais (Pressão Arterial, Temperatura, Saturação e Glicemia). Materiais e Medicações para intubação.