A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com a SADA (Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Guadalupe, estará realizando no auditório da Educação, centro da cidade, de 8h às 12h e de 14h às 18h, o 1º Mutirão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, nos dias 25 e 26 de abril.

O secretário de agricultura, João Ricardo, e o assessor professor Juvenal Delmondes informaram que o CAF é um documento essencial, pois é por meio dele que o agricultor e os empreendimentos rurais terão acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura familiar, tais como o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Crédito Rural, Pronaf A, Pronaf B, Agroamigo, Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Mulher, Pronaf Comum, Garantia Safra, Ater, aposentadoria rural, programa de cisternas rurais, entre outros.
João Ricardo destacou que a gestão da prefeita Neidinha Lima tem dado total apoio aos agricultores familiares.
O QUE É CAF
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o documento que dá acesso de todos os agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao segmento. Ele está substituindo a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Serão oferecidos os seguintes serviços: Emissão do CAF e Atualização. Documentos essenciais:
Ainda segundo o secretário, serão oferecidos os seguintes serviços: Emissão do CAF e Atualização. Documentos essenciais:
- Documento da terra
- Comprovante de residência atualizado
- RG e CPF
- As coordenadas CAR
- Registro geral do pescador profissional RGP.