‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’ é comemorado em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O integrante da comunidade surda de Floriano, Fábio Cruz, disse em linguagem de libras: “A falta de comunicação existe e nós precisamos estimular para que a comunicação aconteça entre as pessoas”.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na manhã desta terça-feira, 23 de abril, o “Workshop: acessibilidade na comunicação”, em comemoração ao ‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’. O evento foi na praça Dr. Sebastião Martins e contou com apresentações de coral, teatro e Língua Brasileira Sinais (LIBRAS).

A ação em praça pública teve como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade para a pessoa surda através da comunicação. Para marcar a data, a Secretaria de Educação promoveu apresentações do coral ‘Mãos que Encantam’, da Escola Municipal José Francisco Dutra e teatro de surdos, além de aula prática sobre sinais em Libras, por meio do ensino de expressões como “oi” e “bom dia”, e exposição sobre a história dos surdos na rede municipal de ensino de Floriano.

Além dessas atividades, também foram expostas informações sobre a participação dos surdos em diversos ambientes, como na Pastoral do Surdo e no futebol. Ainda, na oportunidade, as estudantes Juliana Sales e Joiciane Rocha apresentaram sinais criados para grandes empresas da cidade.

Participaram do evento o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, representando o prefeito do município; presidente da Câmara, Joab Curvina; a professora e coordenadora da Educação Inclusiva Municipal, Eliene Guimarães; o representante da comunidade surda florianense, Fábio Cruz; a professora de LIBRAS da UFPI, Roberta Gomes; além de apoiadores da causa e a comunidade surda local.

De acordo com Fábio Cruz, integrante da comunidade surda de Floriano, “a falta de comunicação existe e nós precisamos estimular para que a comunicação aconteça entre as pessoas”, expressando sua fala em libras. Segundo Eliene Guimarães, “esse momento possibilita o contato entre a comunidade surda e a ouvinte, além de chamar atenção para a importância da comunicação entre elas, para que as pessoas com surdez possam ser incluídas em diferentes espaços como na escola, esporte, trabalho e a igreja”, ressaltou a coordenadora.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Já pode experimentar a próxima grande atualização do iPhone

O iOS 18 já se encontra disponível para quem quiser experimentar algumas das novidades A Apple lançou oficialmente a versão...

Brasil bate recorde em número de casos de stalking contra mulheres por dia em 2023

Entre 2022 e 2023, o número de casos de stalking no país aumentou 34,5%, passando de 57.294 para 77.083 Em...

Maranhense Rayssa Leal busca 2ª medalha olímpica com irmão de criação

A skatista brasileira gosta de dizer que o Felipe Gustavo é um irmão de criação: ‘Bem mais que só...

Governo do Estado já entregou mais de 130 equipamentos de imagem para hospitais do Piauí

A ação faz parte do processo de modernização dos hospitais estaduais e regionais. O Governo do Piauí, por meio da...
spot_img

No Piauí, TSE revela que estado terá 2,6 milhões de eleitores e mulheres continuaram decidindo eleição

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27...

Brasil suspende exportações de carne de aves e seus produtos

Medida preventiva foi tomada após confirmação de foco de doença no RS O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu...
spot_img

Posts Recomendados