Prefeitura de Teresina estuda liberar alunos para aulas remotas e com turnos alternados no B-R-O Bró

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida emergencial se deve às altas temperaturas com registro de até 40,2 graus Celsius em Teresina e as constantes quedas de energias nas unidades escolares.

O secretário Municipal de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, informou na manhã desta quarta-feira (27), que estuda a possibilidade de liberar alunos no período da tarde para que eles possam assistir aulas de forma remota.

A medida emergencial se deve às altas temperaturas com registro de até 40,2 graus Celsius em Teresina e as constantes quedas de energias nas unidades escolares.  

Foto: Renato Andrade

Nouga Cardoso esclareceu que as novas medidas serão adotadas somente para as escolas que enfrentam problemas com energia. Segundo ele, das 321 escolas em Teresina, 10% têm problema de demanda de energia e manutenção de aparelhos de ar-condicionado. 

“Estamos discutindo soluções como medida paliativa para vencer esse período do B-R-O Bró, permitir que alunos continuem com o percurso formativo on-line e de forma remota ou a possibilidade de ter alternância de aulas para o aluno de dois turnos, estude pela manhã e à tarde tenha atividades didáticas em casa ou de modo virtual”, disse Nouga.

Nos últimos dias, algumas escolas têm liberado alunos antes do horário, devido ao calor e a problemas de energia e a manutenção de aparelhos de ar-condicionado.  

Nouga disse que este ano a situação se agravou em algumas escolas, devido às altas temperaturas e a péssima qualidade de energia que chega as escolas. 

“Eu sinceramente não vejo, embora pudesse amortizar a crítica, não vejo que a colocação de ventiladores para circular ar quente vai resolver o problema na sala de aula, eu não vejo que a colocação de split sem uma rede de energia estável potente vá resolver o problema”, disse o secretário.

Uma das escolas que está em situação crítica é a Manoel Nogueira Lima, em Chapadinha, zona Rural de Teresina. A direção teve que suspender as aulas, após professores passarem mal com o calor. O secretário Nouga Cardoso disse que os aparelhos de ar-condicionado estão na escola para serem instalados, mas não existe energia suficiente para a demanda.  

Renato Andrade

Sobre a possibilidade de liberar 100% os alunos, Nouga disse que a situação tem que estar bem crítica para o conselho da escola adote essa medida. Ele ressaltou que soluções serão adotadas para não prejudicar a avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Sobre a falta de energia na escola de Chapadinha, a Equatorial enviou nota de esclarecimento.

Leia: 

“A Equatorial Piauí esclarece que enviará uma equipe até a Escola Municipal Manoel Nogueira Lima para inspeção da rede elétrica que atende a escola e realizar medição do nível de tensão, além de verificar se a carga atual, devido a instalação de aparelhos de ar-condicionado, corresponde a demanda cadastrada como necessária na distribuidora. Caso constatada a necessidade de aumento de carga, a escola será orientada para realizar a solicitação e a Equatorial realizar as intervenções necessárias”.

Por Yala Sena – Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados