Prendemos 12 criminosos que atearam fogo em ônibus por “ações terroristas”, diz governador do Rio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Civil afirmou que atos foram praticados por um grupo de milicianos em represália à morte de Matheus da Silva Resende, de 24 anos, vice-líder da quadrilha

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (23) que 12 pessoas foram presas por “ações terroristas” após atearem fogo em pelo menos 35 ônibus. Um trem da SuperVia também foi incendiado.

“Prendemos 12 criminosos ateando fogo em ônibus. E esses criminosos já estão presos por ações terroristas. E como ações terroristas, estarão sendo encaminhados imediatamente para presídios federais, porque lá é local de terrorista”, afirmou Castro.

Segundo a Polícia Civil, os ataques foram praticados por um grupo de milicianos em represália à morte de Matheus da Silva Resende, de 24 anos, vice-líder da quadrilha. Ele morreu horas antes durante um confronto com policiais civis numa favela de Santa Cruz, bairro da zona oeste.

Conhecido como Teteu ou Faustão, Resende era sobrinho de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, que desde 2021 é o líder do principal grupo miliciano que atua no Rio. Faustão, era o segundo na hierarquia do grupo, segundo a polícia.

Divulgação

De acordo com o Rio Ônibus –que é o sindicato das empresas do transporte coletivo na capital fluminense– esse foi o maior número de ônibus queimados na cidade em um único dia.

“Nossas forças de segurança estão unidas e ativas, e a nossa população pode dar um voto de confiança. Porque essa luta é para libertar nossa população dessas facções, dessas verdadeiras milícias”, declarou o governador.

Os ataques ocorrem em um momento em que a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal foram deslocadas ao Rio de Janeiro para auxiliar as forças locais em meio a um aumento da criminalidade.

Segundo fontes do governo do Estado, a possibilidade de uso das Forças Armadas no enfrentando ao crime no Rio também vem sendo discutida com o governo federal.

Impactos

Os incêndios provocaram alterações na circulação de coletivos na zona oeste, região mais populosa da capital. Segundo a MobiRio, as linhas do corredor Transoeste foram interrompidas por questão de segurança pública.

De acordo com Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus, o episódio evidencia “a inação do Estado diante desses episódios de violência extrema, e que o direito de ir e vir do cidadão é esquecido. O Rio Ônibus mais uma vez repudia com veemência o ocorrido, e apela às autoridades públicas para que tomem uma providência com urgência. É preciso dar um basta nessa situação”.

A prefeitura decretou estágio de atenção no início da noite.

Douglas Porto, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60% das rodovias federais no Piauí apresentam problemas, aponta estudo

Más condições de pavimentos encontradas no Piauí geram um aumento de 21% no custo operacional do transporte. Uma pesquisa realizada...

Adolescentes passam mal após tomarem medicamento tarja preta em escola de Teresina

Secretaria Municipal de Educação informou que uma equipe técnica está na escola e apura o caso. Adolescentes têm 13,...

Ministro Nunes Marques suspende retirada de invasores de terra indígena no Pará

Ministro do STF atende a pedido de associações de agricultores; entidades indígenas pedem revisão da decisão. O ministro Nunes Marques,...

Polícia Civil deflagra “Operação Cerco Fechado” e realiza prisões em todo o Piauí

A operação tem por objetivo a redução de índices de criminalidade. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (30)...
spot_img

Receita Federal libera 2º lote de restituição do Imposto de Renda que será pago hoje (30); veja se você tem direito

Valores serão distribuídos a 5.138.476 contribuintes, totalizando R$ 7,5 bilhões Segundo o Fisco, os valores serão pagos a 5.138.476 pessoas,...

Prefeitura de Jerumenha intensifica combate à violência contra a mulher com distribuição de panfletos informativos

Além disso, a campanha visou criar um ambiente propício para o diálogo, encorajando as vítimas a buscar auxílio e...
spot_img

Posts Recomendados