Presidente afastado da Coreia do Sul é preso após segunda operação policial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Yoon Suk Yeol sofreu impeachment em dezembro após decretar Lei Marcial no país

O presidente da Coreia do Sul Yoon Suk Yeol foi preso nesta quarta-feira (15), no horário local, após o cumprimento de um mandado por parte das autoridades sul-coreanas, informou a agência de notícias Yonhap.

Uma agência anticorrupção que investiga o breve decreto de Lei Marcial em 3 de dezembro também confirmou a prisão de Yoon em uma declaração, de acordo com a Reuters.

Esta foi a segunda tentativa de prender o Yoon Suk Yeol, que está afastado do cargo. As autoridades conseguiram entrar na residência presidencial nesta quarta após confrontos com apoiadores de Yoon que fizeram uma barreira na entrada da casa do presidente afastado.

HANDOUT

Yoon estava sob investigação criminal por possíveis acusações de insurreição, em função de sua tentativa de impor a Lei Marcial em dezembro.

O mandado foi cumprido por funcionários do Gabinete de Investigação de Corrupção para Altos Funcionários, órgão que lidera uma equipe de investigadores que incluem a polícia e promotores.

Anteriormente a polícia já havia tentado, mas não conseguiu invadir o gabinete presidencial como parte da investigação devido ao bloqueio do serviço de segurança de Yoon ao acesso.

Durante semanas, o presidente afastado ficou confinado na residência fortificada, cercado por sua equipe do Serviço de Segurança Presidencial, evitando ser preso enquanto enfrenta diversas investigações e um julgamento de impeachment após seu breve decreto.

Os advogados de Yoon reiteraram que o mandado de prisão é “ilegal e inválido” e prometeram tomar medidas legais contra sua execução. Os apoiadores do presidente afastado também insistiram que as ações que estão sendo tomadas contra ele são contrárias à lei sul-coreana.

Yoon permaneceu desafiador diante das investigações e do julgamento de impeachment em andamento por um dos mais altos tribunais do país.

O ex-promotor que virou político foi destituído de seus poderes presidenciais no mês passado depois que o parlamento votou por seu impeachment. O Tribunal Constitucional do país agora tem a palavra final sobre se ele será formalmente removido ou reintegrado.

O primeiro dia do julgamento de impeachment de Yoon começou nesta terça-feira (14), mas terminou depois de apenas quatro minutos, quando o presidente afastado se recusou a aparecer. O julgamento, que pode levar até seis meses, está programado para ser retomado nesta quinta-feira (16) e prosseguirá com ou sem a presença de Yoon.

Nas semanas desde a declaração da Lei Marcial, o país tem estado em desordem política, com o parlamento também votando pelo impeachment de seu primeiro-ministro e presidente interino Han Duck-soo, poucas semanas após ter votado pelo impeachment de Yoon. O ministro das finanças Choi Sang-mok é agora presidente interino.

O Tribunal Constitucional prometeu considerar o caso contra Yoon como uma “prioridade máxima”, juntamente com outros casos de impeachment que a oposição tem movido contra integrantes do governo de Yoon, incluindo o ministro da Justiça, promotores e outros altos funcionários.

O que é a Lei Marcial

A Lei Marcial é adotada em situações “excepcionais”, como a eclosão de uma guerra ou em caso de desastres naturais e catástrofes, por exemplo. Ela permite, entre outras coisas, que as autoridades restrinjam a circulação e estabeleçam toques de recolher, confinando as pessoas em suas casas.

O portal da Câmara dos Deputados do Brasil a define como algo que “submete, durante o estado de guerra, todas as pessoas a regime especial, com a suspensão de garantias civis e políticas, asseguradas, em tempos normais, pelas leis constitucionais”.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes

O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um...

Wellington confirma mudanças no Governo e interesse de Lula em ampliar sua base no Congresso

As alterações iminentes surgem em meio às investidas dos partidos de centro e centro-direita para ocuparem espaços no Planalto. O...

“Janeiro Seco”: por que reduzir o álcool o ano todo é importante para a saúde

Profissional explica que não há dose segura no consumo da bebida para o organismo, por isso o compromisso de...

Bolsa Família tem impacto positivo na nutrição de crianças de 0 a 6 anos, indica estudo do MDS

Pesquisa mostra avanços em diferentes indicadores, como no Índice de Massa Corporal (IMC), com redução nos casos de magreza...
spot_img

Governo Lula lança programa com bolsa de R$ 1.050 para formação de professores

Medida faz parte do programa Mais Professores, de incentivo à docência O governo federal lançou nesta terça-feira (14) o Pé...

Governo do Estado entrega reforma de todos pavilhões da Penitenciária de Floriano

A unidade saiu de 200 para 382 vagas, além de receber novas instalações e ambientes. A Secretaria da Justiça do...
spot_img

Posts Recomendados