Presidente Bolsonaro visita o Piauí, e inaugura sistema 5G Agro em Baixa Grande do Ribeiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Fazenda Ipê que fica na região dos cerrados piauienses foi a escolhida pelo governo federal para a implantação da tecnologia 5G na agricultura brasileira.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no Piauí, na tarde desta quarta-feira (30), para inaugurar o serviço 5G em uma fazenda, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km de Teresina. Ele chegou acompanhado dos ministros João Roma e Rogério Marinho, que se despedem das pastas para concorrer a cargos na eleição deste ano.

Divuglação

A Fazenda Ipê, a 600 km de Teresina, na região do cerrado piauiense, foi escolhida pelo governo federal para ser a primeira a ter a implantação da tecnologia 5G na agricultura brasileira. O local é um dos primeiros 20 pontos pilotos no meio rural, que prevê 44 mil antenas até 2029.

Bolsonaro desembarcou em São Raimundo Nonato, na região do Parque Nacional Serra da Capivara, depois de participar de inaugurações em Rio Grande do Norte e foi de helicóptero para Baixa Grande do Ribeiro.

Foto: Divulgação / Ciro Nogueira

O município escolhido é o maior produtor de grãos do Piauí e a expectativa, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja do Piauí , é de que a nova tecnologia possibilite um crescimento de 20% ao setor produtivo.

O sinal de telefonia 5G tem a previsão de dar ao produtor acesso à internet em todo o campo. Já existe na região a conexão 4G, 700mhz, mas o 5G deve aumentar a velocidade de resposta e o tamanho de banda da conexão, que permite mais máquinas interligadas.

Foto: Barbara Marreiros

Além das máquinas, interliga também com estações meteorológicas, com uma resposta pelo menos 4 vezes mais rápida do que a 4G, segundo os profissionais da área. E possibilitará o produtor monitorar os trabalhos e agilizar as respostas, para que caso aconteça alguma intercorrência (chuva, ventos fortes demais etc) fazer as alterações com agilidade. O que vai levar mais economia e reduzir as perdas no agro, e erros por exemplo de uso de agrotóxicos. Na agricultura, já existem máquinas colhedoras robotizadas que se utilizam de sensores para coletar dados técnicos da produção e com a nova tecnologia vai permitir mais autonomia.

Ricardo Faria, proprietário da fazenda, disse que a nova tecnologia vai ajudar a tocar as fazendas com eficiência energética, combustível e etc. “Só é possível com o agro digital”, informou.

Foto: Barbara Marreiros

Por Andrê Nascimento e Caroline Oliveira, g1 PI

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...

Empregadores têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já tem direito a receber o abono natalino Termina nesta sexta-feira (19)...

Gripe K 2026:o que esperar dos sintomas e quando devemos nos preocupar

Subtipo do vírus influenza entrou no radar após alertas da OMS; especialistas detalham sintomas e cuidados. O alerta não...
spot_img

Quem é Weverton Rocha? Senador do Maranhão é alvo de vários processos

Operação contra descontos no INSS cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras...

PF faz buscas contra senador do Maranhão e prende filho do ‘Careca do INSS’ e nº 2 da Previdência

Secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF...
spot_img

Posts Recomendados