Presidente Lula já andou pelo quarto e falou de política após cirurgia, diz equipe médica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente passou por uma artroplastia no quadril nesta sexta, que é retirar a cartilagem desgastada e substituir por uma prótese. Presidente deve trabalhar nas próximas semanas na residência oficial.

A médica Ana Helena Germoglio, da equipe que fez a cirurgia no quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou na noite desta sexta-feira (29) que ele já andou pelo quarto do hospital e falou de política e de trabalho.

Lula passou por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. O procedimento tirou a cartilagem desgastada na articulação do presidente e inseriu uma prótese. Ele vinha reclamando de dores na cabeça do fêmur há meses.

© Joédson Alves/Agência Brasil

Essa cirurgia durou cerca de 1h10. Depois a equipe médica aproveitou a anestesia geral e fez uma blefaroplastia — pequena correção das pálpebras. Segundo o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, a blefaroplastia já vinha sendo planejada.

Lula acordou da anestesia no meio da tarde. O quadro clínico dele é bom e estável. A equipe médica informou que as cirurgias não tiveram intercorrências.

Recuperação

O presidente agora vai começar uma fase de exercícios para se recuperar totalmente da cirurgia.

“Sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível. Isso porque evitam-se complicações. Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se tire o paciente da cama o mais rapidamente possível”, afirmou o ortopedista Giancarlo Polesello, que comandou a cirurgia.

“Se isso for conseguido, provavelmente – agora já está no final do dia – amanhã cedo a gente deve conseguir isso porque ele acordou muito bem. Já está conversando, já está com força nos membros inferiores bastante útil”, completou o médico.

Volta ao trabalho

Os médicos informaram que Lula deve ter alta por volta de segunda-feira (2) ou terça (3).

O ortopedista Polesello explicou que é esperado que, entre quatro a seis semanas, Lula tenha uma “boa cicatrização” e que esteja “andando com carga total e equilíbrio para ter independência nas atividades do dia a dia”.

Ana Helena Germoglio afirmou que, nestas próximas semanas, a recomendação é de Lula trabalhar na residência oficial do Palácio da Alvorada. Isso porque ele terá que fazer fisioterapia. A alta recente nos casos de Covid-19 também foi levada em conta pela equipe médica.

“Já vamos sair aqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele trabalhar no Alvorada. Agora a gente vai dar prioridade à recuperação e não ao despacho (trabalho). A cabeça dele já está funcionando perfeitamente, mas claro que entre despachos um e outro, vai haver fisioterapia e repouso”, disse Ana Helena.

As dores que Lula vinha sentindo por causa do problema no quadril deve passar nas próximas semanas, segundo a médica.

Por Isabella Melo, TV Globo — Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com...

Cajuína piauiense aparece em lista americana como uma das piores bebidas do Brasil

Após polemizar com a escolha do cuscuz paulista como pior comida do Brasil, o guia gastronômico TasteAtlas não perdoou...
spot_img

Posts Recomendados