Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Presidente Lula sanciona com vetos Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Obrigação de pagamentos de emendas parlamentares ainda no 1º semestre a entes federados nas áreas de saúde e assistência social estão entre os vetos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que estipula diretrizes para a administração do Orçamento deste ano.

A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União na madrugada desta terça-feira (2).

Entre os vetos de Lula, estão a determinação de pagamento da União de emendas parlamentares ainda no primeiro semestre de 2024 no caso de destinação da verba a entes federados nas áreas de saúde e assistência social.

O presidente justificou o veto pelo fato de que a determinação aumenta a “rigidez na gestão orçamentária e financeira e dificultar a gestão das finanças públicas”.

Foto: Ricardo Stuckert / PR (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Outro artigo vetado pelo governo, a pedido do Ministério do Planejamento e Orçamento, previa o estabelecimento de um cronograma obrigatório para pagamento de despesas sobre de emendas individuais e de bancada estadual até 30 dias após a assinatura da proposta.

De acordo com a pasta, a proposta “atingiria diretamente a gestão da execução orçamentária e financeira do Poder Executivo federal, sem previsão constitucional expressa e violaria o disposto no art. 2º da Constituição”, que define a independência entre os três poderes.

Após falas de Lula em outubro, na qual afirmou que “dificilmente” o Brasil chegaria ao déficit zero em 2024, o governo acabou mantendo a meta na LDO.

A postura do presidente contrariou o ministério da Fazenda e colocou em cheque uma de seus principais objetivos. Após as falas, entidades e até o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defenderam a importância de se manter a meta.

Depois de o governo ficar dividido pela revisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, buscou segurar a possibilidade de mudança pelo menos até março deste ano, quando o Tesouro Nacional divulgará o 1º relatório bimestral de receitas e despesas do ano.

A LDO antecede a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento em si, com a estimativa de receita e a programação de despesas para o ano seguinte.

Em sessão conjunta no Congresso em dezembro, houve um recuo por parte do relator do texto, deputado Danilo Forte (União-CE), para que não fosse estabelecido um cronograma de empenho das emendas de comissão. Ele atendeu a um pedido do governo.

Antes, o parlamentar havia proposto que os recursos fossem empenhados até 30 de junho de 2024. Apesar do recuo, o parecer manteve os prazos para a liberação das emendas individuais e de bancadas estaduais, que têm caráter impositivo, ou seja, de pagamento obrigatório.

Lula vetou o trecho que obrigava a reserva de recursos em até 30 dias após a divulgação das propostas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...

Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio dos bens e...

Piauí reforça ações contra gripe aviária após caso confirmado no Ceará

Com foco registrado no Ceará, ações preventivas ganham força nas fronteiras do Piauí. O alerta acendeu no Piauí após a...

Ferrovia Transnordestina deve iniciar operação entre Piauí e Ceará a partir de outubro

O trajeto da ferrovia vai interligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí a Iguatu, no...
spot_img

Cidade no interior do Piauí enfrenta colapso hídrico e articula construção de ramal em adutora no rio São Francisco

Segundo o prefeito do município, não chove na região desde o ano passado; população urbana e rural depende de...

Família piauiense mobiliza campanha para tratamento de R$ 3,5 milhões na luta pela vida do pequeno Victor Manuel

O pequeno Victor Manuel, natural do Piauí, enfrenta uma batalha desafiadora contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Diagnosticado em...
spot_img

Posts Recomendados