Eduardo e sua equipe que pertencem ao IFPI da cidade de Oeiras.
A equipe de investigação liderada pelo Professor Manuel Au-Yong Oliveira, da qual faz parte o professor Eduardo Walter, do Eixo de Gestão e Negócios do IFPI-Campus Oeiras, venceu em segundo lugar o concurso internacional “The Innovation in Teaching of Research Methodology Excellence Awards”, prêmio conferido aos melhores trabalhos sobre inovação no ensino de métodos de investigação científica.

Segundo o Professor Manuel Au-Yong Oliveira, o artigo intitulado “Students Helping out Fellow Students: Peer-to-peer Instruction on Research Methods in Portugal” é “sobre a importância da colaboração. De se trabalhar em equipe. É melhor que trabalhar sozinho, embora haja o aspecto da confiança, o que é importante. Mas juntos se consegue mais, desde que haja pessoas de valor na equipe. Tem que se ter sorte e escolher com cuidado com quem queremos trabalhar. Para estudantes ajudarem estudantes tem também que haver muita maturidade e vontade de melhorar a comunidade. A educação é uma paixão e estudantes podem ter essa paixão também, não só os docentes. Altruísmo é a palavra do dia nesse caso – de querer partilhar o que se sabe para que haja um mundo melhor”.
O referido artigo foi escrito pelos autores Manuel Au-Yong-Oliveira, Cláudia Miranda Veloso, Cicero Eduardo Walter, Adriana Nishimura, Maria José Sousa, Ramiro Gonçalves, José Martins e Frederico Branco, tendo concorrido com outras investigações da Suíça e Holanda.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, o Professor José Luis, “O trabalho traz um tema super relevante, primeiro porque o trabalho em equipe, desenvolvido por várias cabeças, é a essência do conhecimento científico, segundo porque em momentos de crise é fundamental que se juntem esforços colaborativos para que o conhecimento continue avançando.
A própria equipe elaboradora do trabalho demonstra como o trabalho em equipe, e que envolve sujeitos vindos de realidades tão diversas, pode gerar frutos positivos. Por fim, há que se parabenizar a equipe, em especial o prof. Cícero Eduardo Walter, sua conquista é uma conquista de todo o IFPI.”
