Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A sexta-feira, 1º de agosto, trouxe uma programação intensa para os educadores de Guadalupe, com muitos aprendizados, partilhas e discussões sobre uma educação mais inclusiva. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou com sucesso a II Jornada Pedagógica 2025, reunindo um grande número de profissionais da educação, entre professores, coordenadores, diretores e técnicos da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no Auditório Tony Marcos, a partir das 8h, e seguiu todo o cronograma previamente anunciado, abordando o tema “Educação que acolhe e inclui: fortalecendo o ambiente de aprendizagem para todos”. A proposta foi fortalecer o trabalho pedagógico e promover discussões importantes sobre saúde mental, avaliação escolar e gestão educacional.
A programação contou com palestras de nomes de referência:
- Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento humano, trouxe reflexões sobre saúde mental e o impacto no ambiente escolar;
- Pedro e José Nilton apresentaram estratégias para o uso dos itens das avaliações externas em sala de aula;
- Jaykon Moura, técnico da empresa Consultoria HL, explicou o funcionamento do sistema Vida Escolar, que será utilizado na rede.
Em entrevista ao Portal Cidade Luz, a secretária de Educação, Jocilene Miranda, destacou o êxito da jornada e reforçou que o evento também serviu como preparação para o início do segundo semestre letivo, que começa já na próxima segunda-feira, 4 de agosto, em todas as unidades da rede municipal.

“Nossa segunda jornada foi de muito aprendizado e já uma preparação para a volta às aulas. Pensamos esse momento com muito carinho, para que nossos educadores se sintam acolhidos, motivados e preparados para mais esse ciclo. Segunda-feira nossas aulas retornam normalmente em todas as escolas”, disse a secretária.
Confira as imagens






























