Programa de Alfabetização na Idade Certa fortalece educação infantil e projeta alcançar 80% das crianças da rede pública piauiense

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais, o PPAIC se consolidou como a maior iniciativa de colaboração já realizada no Estado.

Criado com o objetivo de garantir que todos os alunos concluam o 2° ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado que funciona em regime de colaboração com os municípios para o fortalecimento da educação infantil.
 

image.png

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais do Piauí, o programa de alfabetização na idade certa se consolidou como a maior iniciativa de colaboração já realizada no Piauí. Ao todo, o PPAIC beneficia mais de 211 mil alunos em 2.734 escolas.

Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, o programa desempenha um papel indispensável para os primeiros passos da educação infantil nos anos iniciais. “O PPAIC fortalece o regime de colaboração entre estado e municípios e é fundamental para que a educação seja vista como uma prioridade. Dessa forma, conseguiremos atender adequadamente às necessidades das crianças, garantindo que elas aprendam a ler e escrever na idade certa e tenham um aprendizado cada vez melhor”, afirmou Bandeira.

O impacto é percebido dentro das salas de aula. Professora da rede pública estadual há 22 anos, Maria das Dores de Carvalho é responsável pela alfabetização de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Freitas Neto. Para a docente, a missão de iniciar o processo de educação dos pequenos é facilitada pela existência de um plano bem definido. 

image.png

“É uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é um prazer, uma alegria tê-los como alunos. Eu gosto muito de trabalhar com alfabetização, porque eles estão sempre muito curiosos e se interessam muito por cada novo assunto”, comenta a professora.

Aluna da “tia” das Dores, a pequena Ana Mércia, de apenas oito anos, tem no cantinho da Leitura o seu local favorito na escola. A sala é um espaço exclusivo, dedicado para fomentar o hábito da leitura nos pequenos. Para ela, a curiosidade pelos livros existe muito graças à professora.

image.png

“Aqui é muito legal. A tia das Dores sempre nos traz aqui e é onde a gente pode ler e brincar. Foi ela quem me ensinou a ler, também”, revelou a menina.

“Na nossa turma nós fomentamos a leitura por meio de brincadeiras. Ao fim de cada mês, entregamos medalhas para aqueles que se envolveram mais nas atividades de leitura. Às sextas-feiras, eles também podem escolher um livro para ler em casa, junto com a família, no final de semana”, pontuou a docente.

A meta estabelecida pelo Governo do Estado é de que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa.  

image.png

O Programa também colabora com a formação continuada de professores e gestores. Mais de 14.700 professores do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil foram alcançados por cursos de formação. 

Além da formação, o PPAIC, em parceria com a Associação Nova Escola, disponibiliza às secretarias municipais material didático complementar, desenvolvido e adaptado para o programa educacional do estado. 

image.png

Foram produzidos e estão sendo distribuídos em todo o estado, mais de 436 mil materiais didáticos complementares para professores e alunos do 1º e 2º ano, além de 26.900 sequências didáticas exclusivas para os estudantes do 2º ano.

Todo o empenho é mensurado por meio de indicadores de desempenho na análise dos resultados das avaliações externas e internas. A nível de comparação, o percentual de crianças alfabetizadas no Piauí em 2023 foi de 52%, apontando um crescimento expressivo, se comparado com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, quando 37% das crianças eram alfabetizadas.

image.png

Para o futuro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha no fortalecimento das parcerias intersetoriais, para garantir a eficácia das políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Da mesma forma, a qualificação dos sistemas de monitoramento do PPAIC irá permitir um controle mais próximo dos indicadores educacionais, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Nenhum governador tem poder pleno sobre polícias”, diz pesquisadora

Carolina Grillo avalia que operações letais têm se disseminado Poucos dias depois de completar três meses, a operação policial mais...

Endividamento das famílias atinge novo recorde e chega a 79,5%, aponta CNC

Pesquisa aponta alta no uso do crédito, enquanto inadimplência recua pelo terceiro mês seguido. O percentual de famílias brasileiras com...

Fim de semana no Piauí terá volumes elevados de chuva, ventania e raios, indica previsão

Autoridades alertam para riscos aumentados devido ao solo encharcado e recomendam cuidados redobrados à população. O fim de semana no...

Joel Rodrigues: “Rafael Fonteles insiste que o povo do Piauí precisa pagar mais imposto”; veja o vídeo

Joel destaca o impacto da cobrança no bolso dos piauienses e reforça compromisso com a defesa dos consumidores REDAÇÃO DO...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius solicita reforço no policiamento para garantir segurança no carnaval de Floriano

Parlamentar destaca a importância da proteção dos foliões para um carnaval tranquilo e alegre na Princesa do Sul Por Leônidas...

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...
spot_img

Posts Recomendados