Programa de Alfabetização na Idade Certa fortalece educação infantil e projeta alcançar 80% das crianças da rede pública piauiense

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais, o PPAIC se consolidou como a maior iniciativa de colaboração já realizada no Estado.

Criado com o objetivo de garantir que todos os alunos concluam o 2° ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado que funciona em regime de colaboração com os municípios para o fortalecimento da educação infantil.
 

image.png

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais do Piauí, o programa de alfabetização na idade certa se consolidou como a maior iniciativa de colaboração já realizada no Piauí. Ao todo, o PPAIC beneficia mais de 211 mil alunos em 2.734 escolas.

Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, o programa desempenha um papel indispensável para os primeiros passos da educação infantil nos anos iniciais. “O PPAIC fortalece o regime de colaboração entre estado e municípios e é fundamental para que a educação seja vista como uma prioridade. Dessa forma, conseguiremos atender adequadamente às necessidades das crianças, garantindo que elas aprendam a ler e escrever na idade certa e tenham um aprendizado cada vez melhor”, afirmou Bandeira.

O impacto é percebido dentro das salas de aula. Professora da rede pública estadual há 22 anos, Maria das Dores de Carvalho é responsável pela alfabetização de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Freitas Neto. Para a docente, a missão de iniciar o processo de educação dos pequenos é facilitada pela existência de um plano bem definido. 

image.png

“É uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é um prazer, uma alegria tê-los como alunos. Eu gosto muito de trabalhar com alfabetização, porque eles estão sempre muito curiosos e se interessam muito por cada novo assunto”, comenta a professora.

Aluna da “tia” das Dores, a pequena Ana Mércia, de apenas oito anos, tem no cantinho da Leitura o seu local favorito na escola. A sala é um espaço exclusivo, dedicado para fomentar o hábito da leitura nos pequenos. Para ela, a curiosidade pelos livros existe muito graças à professora.

image.png

“Aqui é muito legal. A tia das Dores sempre nos traz aqui e é onde a gente pode ler e brincar. Foi ela quem me ensinou a ler, também”, revelou a menina.

“Na nossa turma nós fomentamos a leitura por meio de brincadeiras. Ao fim de cada mês, entregamos medalhas para aqueles que se envolveram mais nas atividades de leitura. Às sextas-feiras, eles também podem escolher um livro para ler em casa, junto com a família, no final de semana”, pontuou a docente.

A meta estabelecida pelo Governo do Estado é de que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa.  

image.png

O Programa também colabora com a formação continuada de professores e gestores. Mais de 14.700 professores do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil foram alcançados por cursos de formação. 

Além da formação, o PPAIC, em parceria com a Associação Nova Escola, disponibiliza às secretarias municipais material didático complementar, desenvolvido e adaptado para o programa educacional do estado. 

image.png

Foram produzidos e estão sendo distribuídos em todo o estado, mais de 436 mil materiais didáticos complementares para professores e alunos do 1º e 2º ano, além de 26.900 sequências didáticas exclusivas para os estudantes do 2º ano.

Todo o empenho é mensurado por meio de indicadores de desempenho na análise dos resultados das avaliações externas e internas. A nível de comparação, o percentual de crianças alfabetizadas no Piauí em 2023 foi de 52%, apontando um crescimento expressivo, se comparado com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, quando 37% das crianças eram alfabetizadas.

image.png

Para o futuro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha no fortalecimento das parcerias intersetoriais, para garantir a eficácia das políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Da mesma forma, a qualificação dos sistemas de monitoramento do PPAIC irá permitir um controle mais próximo dos indicadores educacionais, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22). A renovação...

Júnior Nato destaca parcerias no Pactos pelo Piauí e participa de confraternização do PT em Teresina

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato (PT), reeleito para o quadriênio 2025-2028, participou...

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio...
spot_img

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025 O Brasil poderá completar o triênio de 2023...

Ação de saúde realizada pela Prefeitura de Guadalupe e SENAR atende 685 pessoas com serviços especializados

Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com o SENAR Piauí, realizou na última...
spot_img

Posts Recomendados