Projeto acelera concessão de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira comarca a aderir ao projeto ‘Tic Tac’ foi a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, que tem como titular a juíza Ivani de Vasconcelos, onde uma medida protetiva foi concedida em 36 minutos após a solicitação.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) iniciou no mês de julho o projeto ‘Tic Tac’, que tem como objetivo conceder medidas protetivas a mulheres vítimas de violência em até 2 horas e 30 minutos após o requerimento. O projeto foi concedido pela Secretaria de Gestão Estratégica, em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Mulher.

Domestic abuse. Young woman suffering from home violence, hiding her face from husband’s fist.

O juiz auxiliar da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Georges Cobiniano, atua como gerente do projeto e destacou ao Cidadeverde.com que a ideia surgiu pela necessidade de atender mais rapidamente às solicitações das mulheres em situação de violência. Segundo o magistrado, a cada cinco horas uma mulher requer medida protetiva. 

A primeira comarca a aderir ao projeto ‘Tic Tac’ foi a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, que tem como titular a juíza Ivani de Vasconcelos, onde uma medida protetiva foi concedida em 36 minutos após a solicitação. Tempo esse considerado recorde no judiciário piauiense e que ganhou destaque na mídia nacional. 

“A intenção do Tribunal é que ele seja estendido a todas as comarcas do estado. Para isso, a gente precisa da adesão dos juízes e das juízas do estado do Piauí a esse projeto. E, por isso, é tão importante a divulgação. Porque as mulheres passam a conhecer os serviços e também a ter conhecimento acerca do rápido atendimento que elas recebem no Poder Judiciário”, destacou o juiz Georges Cobiniano, que já decidiu sobre medidas protetivas em 35 minutos, quebrando o recorde da juíza Ivani de Vasconcelos. 

O tempo para a concessão da medida protetiva é contato a partir do momento que o pedido chega à delegacia, posteriormente à Defensoria Pública ou da Secretaria de Proteção aos Vulneráveis de Parnaíba e esse processo é distribuído ou protocolado no PJE. “A partir daí começa o relógio a contar. Por isso o nome TIC TAC”, completou o juiz George Cobiniano.

O desembargador José Wilson Araújo reforça que esse é um projeto inovador e que visa atuar com efetividade e com eficiência para a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Sobre a implantação do projeto TIC TAC em todas as comarcas, o desembargador afirma que o Tribunal está acompanhando a implantação. 

“Nós temos um sistema de acompanhamento eletrônico. De modo que não há dificuldade em podermos implementar em todas as comarcas e acompanharmos a implementação das medidas. Vamos acelerar a concessão dessas medidas para que haja uma proteção maior dessas senhoras vítimas de violência doméstica”, acrescentou o desembargador José Wilson Araújo.  

Ainda não há um prazo para que o projeto seja implantado em todas as comarcas, mas, segundo previsão do TJ-PI, até o final do ano o projeto pode ter sido implantado em todas as comarcas. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados