Projeto acelera concessão de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira comarca a aderir ao projeto ‘Tic Tac’ foi a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, que tem como titular a juíza Ivani de Vasconcelos, onde uma medida protetiva foi concedida em 36 minutos após a solicitação.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) iniciou no mês de julho o projeto ‘Tic Tac’, que tem como objetivo conceder medidas protetivas a mulheres vítimas de violência em até 2 horas e 30 minutos após o requerimento. O projeto foi concedido pela Secretaria de Gestão Estratégica, em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Mulher.

Domestic abuse. Young woman suffering from home violence, hiding her face from husband’s fist.

O juiz auxiliar da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Georges Cobiniano, atua como gerente do projeto e destacou ao Cidadeverde.com que a ideia surgiu pela necessidade de atender mais rapidamente às solicitações das mulheres em situação de violência. Segundo o magistrado, a cada cinco horas uma mulher requer medida protetiva. 

A primeira comarca a aderir ao projeto ‘Tic Tac’ foi a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, que tem como titular a juíza Ivani de Vasconcelos, onde uma medida protetiva foi concedida em 36 minutos após a solicitação. Tempo esse considerado recorde no judiciário piauiense e que ganhou destaque na mídia nacional. 

“A intenção do Tribunal é que ele seja estendido a todas as comarcas do estado. Para isso, a gente precisa da adesão dos juízes e das juízas do estado do Piauí a esse projeto. E, por isso, é tão importante a divulgação. Porque as mulheres passam a conhecer os serviços e também a ter conhecimento acerca do rápido atendimento que elas recebem no Poder Judiciário”, destacou o juiz Georges Cobiniano, que já decidiu sobre medidas protetivas em 35 minutos, quebrando o recorde da juíza Ivani de Vasconcelos. 

O tempo para a concessão da medida protetiva é contato a partir do momento que o pedido chega à delegacia, posteriormente à Defensoria Pública ou da Secretaria de Proteção aos Vulneráveis de Parnaíba e esse processo é distribuído ou protocolado no PJE. “A partir daí começa o relógio a contar. Por isso o nome TIC TAC”, completou o juiz George Cobiniano.

O desembargador José Wilson Araújo reforça que esse é um projeto inovador e que visa atuar com efetividade e com eficiência para a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Sobre a implantação do projeto TIC TAC em todas as comarcas, o desembargador afirma que o Tribunal está acompanhando a implantação. 

“Nós temos um sistema de acompanhamento eletrônico. De modo que não há dificuldade em podermos implementar em todas as comarcas e acompanharmos a implementação das medidas. Vamos acelerar a concessão dessas medidas para que haja uma proteção maior dessas senhoras vítimas de violência doméstica”, acrescentou o desembargador José Wilson Araújo.  

Ainda não há um prazo para que o projeto seja implantado em todas as comarcas, mas, segundo previsão do TJ-PI, até o final do ano o projeto pode ter sido implantado em todas as comarcas. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Cristiano Zanin registrou seu voto em plenário virtual O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade do marco...

Deputado do PT diz que Zezé Di Camargo precisa de “tratamento psiquiátrico”; entenda o caso

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...

SBT cancela especial de Zezé Di Camargo após declarações polêmicas do cantor

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...

Deputado Marcus Vinícius leva mais de R$ 500 mil em calçamento para a comunidade L3 em Floriano: veja o vídeo

Investimento destinado pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume visa melhorar mobilidade, acessibilidade e valorização da região em Floriano Por Leônidas...
spot_img

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...
spot_img

Posts Recomendados