Projeto que veta descontos em benefícios do INSS é aprovado pelo Senado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Texto vai à sanção presidencial; mudança se dá após fraudes em benefícios

O plenário do Senado aprovou, de forma simbólica, nesta quarta-feira (12) o projeto que proíbe os descontos de associações em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A proposta agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A lei vai proibir a retirada de valores diretamente no pagamento feito no INSS mesmo que haja autorização do aposentado ou pensionista. Quem quiser contribuir com alguma entidade deve realizar a operação por outro meio, como boleto bancário.

Foto: Senado Federal do Brasil

O texto relatado por Rogério Marinho (PL-RN) também prevê a busca ativa de potenciais lesados por descontos indevidos e vai permitir o sequestro de bens do investigado ou acusado de crime que envolva algum tipo de fraude.

A busca ativa será feita com base em denúncias, reclamações de beneficiários e dados de auditorias realizadas por órgãos de controle.

De acordo com o texto, os empréstimos consignados só poderão ser contratados com autorização expressa e autenticação por biometria ou assinatura eletrônica qualificada.

Os valores retirados indevidamente, inclusive os empréstimos, deverão ser atualizados e devolvidos pela entidade responsável em 30 dias. Se isso não acontecer dentro do prazo, caberá ao INSS ressarcir as pessoas prejudicadas e, depois, cobrar das associações esse valor.

A aprovação ocorreu em meio à CPMI do INSS, que apura os descontos indevidos de aposentados e pensionistas após a operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que descobriu fraudes em benefícios entre 2019 e 2025.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...
spot_img

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...
spot_img

Posts Recomendados