Projeto quer aumentar pena para disseminação de notícias falsas em período eleitoral

-

- Advertisment -spot_img

A proposta também prevê as mesmas penas para quem produzir, oferecer ou vender conteúdos inverídicos acerca de partidos ou candidatos.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) apresentou um projeto de lei para aumentar a pena para a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, em período eleitoral. O PL 2.948/2024 quer aumentar a pena de reclusão para 1 a 5 anos, além de multa. O projeto ainda precisa passar pelas comissões.

Atualmente, o Código Eleitoral prevê a detenção de 2 meses a 1 ano ou pagamento de multa para aquele que disseminar, no período de campanha eleitoral e nos 6 meses que a antecedem, fatos que sabe inverídicos e que sejam capazes de exercer influência perante o eleitorado ou comprometer a higidez do processo eleitoral.

A proposta também prevê as mesmas penas para quem produzir, oferecer ou vender conteúdos textuais e audiovisuais inverídicos acerca de partidos ou candidatos e também para quem promover ou financiar, ainda que indiretamente, a disseminação da informação falsa.

O texto mantém a previsão legal de aumento da pena em um terço até metade se o crime for cometido por meio da imprensa, rádio ou televisão, ou por meio da internet ou de rede social, ou for transmitido em tempo real. Também permanece a previsão do mesmo aumento de pena quando a fake news envolver menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia.

Para Randolfe, a disseminação de fake news é nefasta, pois é capaz de desvirtuar o processo eleitoral, “induzindo o eleitor a erro e comprometendo o princípio democrático e a representatividade”. O senador aponta que a realização de eleições livres, com resultado justo e que reflita os anseios dos eleitores, pressupõe o combate às notícias falsas e desinformação, “que infelizmente passaram a ter relevância capaz de corromper o processo eleitoral”. Por essa razão, acrescenta o autor, é urgente criminalizar com mais rigor a disseminação de fake news e as condutas de quem as promove ou financia.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal faz operação sobre vazamento de dados da Receita Federal

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio...

Preso em Floriano homem que furtava subestação de energia e quase provocou ‘apagão’

Acusado de furtar cabos da subestação de energia de Floriano, um homem de 46 anos, identificado pelas iniciais F.A.R.S.,...

Piauí alcança 99% de energia renovável e se consolida como o estado mais sustentável do país

Com liderança nacional em energia renovável, Piauí ocupa a terceira colocação na produção solar e eólica.O Piauí vem se...

Papa Leão XIV confirma ex-arcebispo de Teresina em órgão que ajuda a escolher bispos

Dom Sergio já teve passagem marcante pelo Piauí. Ele foi arcebispo de Teresina entre 2008 e 2011.O Papa Leão...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Soluços provocam mal-estar em Bolsonaro na Papudinha

Filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro afirma que pai teve mal-estar nesta segunda-feira (16) e segue sob acompanhamento médico na...

Tarcísio critica homenagem a Lula no desfile e ironiza: ‘Não vi a ala da Lava Jato’

A crítica de Tarcísio se une a de outros bolsonaristas que apontaram propaganda eleitoral antecipada a favor de Lula...

Piauí tem 19 cidades em emergência pela seca; Defesa Civil envia carros-pipa

Os gestores destacam ainda que a falta de chuvas...

Brasil completa 20 dias com média de casos de Covid acima de 50 mil

O Brasil completou 20 dias seguidos com média móvel...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você