Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prova de vida do INSS volta a ser exigida no ano de 2022

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão.

Foto: Divulgação INSS

O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício. Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

De acordo com o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento. As datas foram divididas da seguinte forma.

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Reativação

Os segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauiense está entre os 10 melhores enxadristas do Brasil

Henrique Veloso está classificado em 7º lugar no ranking de melhores do xadrez brasileiro, na categoria Sub-20 Absoluto. O piauiense...

Marcelo Castro diz que “todos os prefeitos, governadores e presidentes abusam do poder na reeleição”

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que todos os políticos que disputam cargos eletivos,...

Mandato do deputado Dr. Marcus Vinícius tem tido atuação forte em leis e ações para Floriano

O parlamentar florianense apresentou um resumo de vários projetos em prol dos piauienses, mas com uma ação especial voltada...

Cirurgia de Bolsonaro termina após mais de 12 horas; ‘sucesso’, diz esposa

Procedimento, iniciado ainda pela manhã, foi realizado para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. Médicos vão dar...
spot_img

Em Floriano, motociclista morre após colidir com poste na BR-230

As informações são do Polícia Rodoviária Federal. Na manhã deste domingo (13), um motociclista de 37 anos, ainda não identificado,...

Aves beijoqueiras estão ameaçadas no Cerrado, diz pesquisador

Biólogo conseguiu fazer fotos das 41 espécies de beija-flor no bioma O beijo mais famoso da natureza vive sob ameaça...
spot_img

Posts Recomendados