Você ainda se sente conectado a pessoas que não te fazem bem e que não deveriam estar na sua vida? Veja o que pode fazer
Há momentos em que você precisa tomar a decisão difícil de parar de amar alguém, e fazer isso de forma consciente e ativa.
A questão é que nem todo mundo que entra na sua vida vai adicionar. Algumas pessoas são tóxicas, narcisistas ou manipuladoras, e não faz sentido mantê-las na sua vida ou dar-lhes centenas de chances. Às vezes, a melhor coisa que pode fazer por si mesmo e pela sua saúde mental é se afastar do relacionamento e nunca mais voltar.
Não é exatamente uma questão de ser compatível ou incompatível, mas existem parceiras e parceiros que são como vampiros, em um sentido metafórico: tudo o que fazem é drenar sua energia, sua felicidade e sua capacidade de aproveitar a vida. Elas até recorrem a coisas como gaslighting ou love bombing para te convencer de que está tudo na sua cabeça.
E você permanece lá porque os ama. Mas a literatura científica ligada à psicologia diz que é possível parar de fazer isso e começar a seguir em frente, especialmente depois que o relacionamento tecnicamente terminou.
Como parar de amar alguém que não é certo para você ou que não é bom para você?
Muitas pessoas voltam para um ex por causa de um histórico compartilhado e sentimentos persistentes. O mesmo pode acontecer com amigos e familiares tóxicos. Mas, de acordo com o site Healthline, há coisas que você pode fazer para evitar isso, não cometer os mesmos erros e parar de se apegar a quem não vale a pena ou não é certo para você.
Kim Egel, especialista em relacionamentos e casamento, deu algumas dicas importantes à Healthline.

Seja realista
A especialista diz que você precisa pensar sobre o relacionamento ou a pessoa de forma realista, levando em consideração o que já passaram juntos e o que está acontecendo no presente. Precisa parar de pensar que as coisas podem mudar ou melhorar. Ao invés disso, partir de tudo o que você vivenciou para tomar uma decisão melhor e reconhecer problemas que não podem ser resolvidos ou reparados.
Não devemos ser pessimistas, mas também não devemos idealizar, imaginar futuros possíveis ou coisas melhores quando não há chance nenhuma.
Identifique as coisas que você não tolera
É preciso saber o que se quer, mas também elencar quais são, para você, os principais motivos para se terminar um relacionamento – a criação de um clima tóxico? Seu par é simplesmente incompatível contigo?
Além disso, a especialista recomenda priorizar a comunicação para que seu parceiro, amigo ou companheiro saiba quais são esses limites e possa decidir se estão de acordo ou não.
Aceite o que a pessoa significou para você
Só porque alguém foi importante em sua vida não significa que você precisa ficar com ela para sempre, especialmente se ela não for boa companhia. Mas é importante reservar um tempo para processar, entender o que ela significou e reconhecer o que vocês tiveram juntos. Isso pode levar você a crescer, descobrir o que realmente deseja e lidar melhor com suas emoções, preparando-o para evitar cair nos mesmos padrões novamente.
Entre em contato com seus amigos
Uma boa maneira de se curar e esquecer alguém que foi importante para você é trabalhar em outros relacionamentos positivos que você tem. Portanto, faça planos, reconecte-se com seus amigos, passem tempo juntos e façam atividades que vocês gostem.
A especialista afirma que também é importante aprender a passar tempo sozinho e consigo mesmo, para que possa aprender a ser independente e assumir o controle da sua própria felicidade.
Busque ajuda profissional
Fazer terapia é uma ótima forma de autocuidado, trabalhar consigo mesmo e se entender, então não hesite. Quando as coisas não estão indo bem e você percebe que não conseguirá resolvê-las sozinho (porque você é humano), procurar ajuda profissional é o ideal, pois ela pode lhe dar outra perspectiva e os meios para se curar e crescer.
Como você pode esquecer ou superar alguém para seguir em frente?
Deixar de amar alguém é difícil. Muitas vezes esquecê-lo é ainda mais complicado. Mas isso é possível com tempo e algumas estratégias psicológicas.
“Após um término, você pode sentir que seus planos e objetivos para a vida e o futuro foram destruídos. Se estava em um relacionamento sério, valide-se reconhecendo todos os aspectos do seu luto. Pode parecer mais fácil esquecer completamente o tempo que passou com essa pessoa, mas isso é quase impossível. Pode estar contabilizado não só o sentir falta dela, mas também a saudade dos seus animais de estimação, da família ou dos planos que tinham juntos”, diz o site Better Help.
É importante ter em mente que, quando você “termina” com alguém, também pode estar rompendo com muitos planos, com outras pessoas, amigos e até mesmo pets. Portanto, precisa reservar um tempo para passar pelo processo de luto e, então, começar a fazer outros planos e se concentrar em outros relacionamentos positivos em sua vida, como amigos, familiares ou um novo parceiro.
O site Better Help recomenda eliminar coisas que lembrem essa pessoa, cortar o contato (seja por redes sociais, telefone ou e-mail), reconhecer e honrar seus sentimentos, buscar sua rede de apoio e trabalhar em si mesmo e em seu crescimento.
É possível amar alguém novamente?
É importante se distanciar de qualquer pessoa que não seja boa para você, mas também é aconselhável buscar fortalecer os relacionamentos que contribuem para sua vida. Aqueles com os quais você se importa. Além disso, trabalhar para recuperar a boa dinâmica e os sentimentos que você tinha por essa pessoa.
É possível reconquistar o amor por alguém, mas é um processo que leva tempo, esforço e dedicação. Envolve ações como passar tempo juntos, se comunicar bem, compartilhar experiências, ser honesto, aproveitar as oportunidades para demonstrar afeto e trabalhar os problemas ou situações que podem ter causado o distanciamento em primeiro lugar.
Por Paloma González* GQ – Lifestyle







