Qual é a diferença entre frango e galinha?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Frangos são criados em granja para produzir carne enquanto as galinhas têm a função de botar ovos

Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não. Afinal, qual é a diferença entre o frango e a galinha?

A resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.

Divulgação

As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Por outro lado, os frangos, que podem ser fêmeas ou machos, têm uma idade que varia de 40 a 42 dias, são aves de carne mais mole, textura suave e sabor delicado, e por isso o objetivo final dessa espécie nas granjas é o abate para consumo. 

As diferenças entre as duas espécies, nas granjas, as galinhas são criadas com o único intuito de colocar ovos, enquanto os frangos não desempenham essa função de produzir, apenas existem para corte e abate. Em média, um frango na granja engorda 49 gramas por dia.

E quando o assunto são os modos de preparo de ambas as aves, é necessário se atentar a algumas questões. “A escolha entre frango e galinha vai além do sabor. Considerar a idade das aves e adaptar o método de preparo é fundamental para garantir uma experiência gastronômica satisfatória”, ressalta o veterinário.

No universo da culinária, a escolha entre frango e galinha pode parecer trivial, mas os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do prato. Afinal, existem particularidades notáveis que impactam o preparo e o sabor.

Diferenças na cor e na consistência

Os frangos têm a carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular e a sua carne pode ser mais macia e suculenta. Já a carne das galinhas, é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular, por isso é mais firme.

Especialistas apostam que a melhor maneira de preparar um frango é marinar em ervas frescas e limão, que realçam o seu sabor e é preciso cozinha-lo rapidamente. Já a galinha exige técnicas de cozimento mais lento, como assados em panela ou cozimento em caldo para realçar a riqueza de sua carne.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados