Qual é a diferença entre frango e galinha?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Frangos são criados em granja para produzir carne enquanto as galinhas têm a função de botar ovos

Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não. Afinal, qual é a diferença entre o frango e a galinha?

A resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.

Divulgação

As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Por outro lado, os frangos, que podem ser fêmeas ou machos, têm uma idade que varia de 40 a 42 dias, são aves de carne mais mole, textura suave e sabor delicado, e por isso o objetivo final dessa espécie nas granjas é o abate para consumo. 

As diferenças entre as duas espécies, nas granjas, as galinhas são criadas com o único intuito de colocar ovos, enquanto os frangos não desempenham essa função de produzir, apenas existem para corte e abate. Em média, um frango na granja engorda 49 gramas por dia.

E quando o assunto são os modos de preparo de ambas as aves, é necessário se atentar a algumas questões. “A escolha entre frango e galinha vai além do sabor. Considerar a idade das aves e adaptar o método de preparo é fundamental para garantir uma experiência gastronômica satisfatória”, ressalta o veterinário.

No universo da culinária, a escolha entre frango e galinha pode parecer trivial, mas os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do prato. Afinal, existem particularidades notáveis que impactam o preparo e o sabor.

Diferenças na cor e na consistência

Os frangos têm a carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular e a sua carne pode ser mais macia e suculenta. Já a carne das galinhas, é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular, por isso é mais firme.

Especialistas apostam que a melhor maneira de preparar um frango é marinar em ervas frescas e limão, que realçam o seu sabor e é preciso cozinha-lo rapidamente. Já a galinha exige técnicas de cozimento mais lento, como assados em panela ou cozimento em caldo para realçar a riqueza de sua carne.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Já pode experimentar a próxima grande atualização do iPhone

O iOS 18 já se encontra disponível para quem quiser experimentar algumas das novidades A Apple lançou oficialmente a versão...

Brasil bate recorde em número de casos de stalking contra mulheres por dia em 2023

Entre 2022 e 2023, o número de casos de stalking no país aumentou 34,5%, passando de 57.294 para 77.083 Em...

Maranhense Rayssa Leal busca 2ª medalha olímpica com irmão de criação

A skatista brasileira gosta de dizer que o Felipe Gustavo é um irmão de criação: ‘Bem mais que só...

Governo do Estado já entregou mais de 130 equipamentos de imagem para hospitais do Piauí

A ação faz parte do processo de modernização dos hospitais estaduais e regionais. O Governo do Piauí, por meio da...
spot_img

No Piauí, TSE revela que estado terá 2,6 milhões de eleitores e mulheres continuaram decidindo eleição

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27...

Brasil suspende exportações de carne de aves e seus produtos

Medida preventiva foi tomada após confirmação de foco de doença no RS O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu...
spot_img

Posts Recomendados