Qual o ovo mais saudável? Caipira, branco, orgânico ou de galinhas livres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alimento garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral

Rico em proteínas e vitaminas, o ovo é um alimento muito nutritivo que garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral. Estima-se que cada unidade contenha aproximadamente 70 calorias, além de ser fonte de vários nutrientes necessários para o corpo humano, como proteína, minerais, vitaminas, aminoácidos, antioxidantes e gorduras saudáveis.

O ovo é um dos alimentos preferidos do brasileiro, podendo ser escolhido entre pelo menos quatro tipos: caipira, de granja, de galinhas livres e orgânico. Mas existe um que seja mais saudável?

Primeiro vamos falar sobre cada um deles. Segundo especialistas, os critérios de produção das aves — como alimentação, manejo e higiene — é que definem a designação do tipo de ovo. Por exemplo:

Divulgação

Ovo caipira: as galinhas podem ser confinadas em gaiolas, entretanto, é obrigatório ter pelo menos 3 metros quadrados de pasto para cada ave. Além disso, para ser considerado ovo caipira, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem pigmentos artificiais na ração.

Ovo orgânico: eles devem ser produzidos em um sistema de manejo equilibrado, que respeite a sustentabilidade do solo e de todos os recursos naturais envolvidos. As galinhas devem se alimentar somente de ingredientes cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos. As aves devem ter espaço para se movimentar livremente e não podem ser medicadas com antibióticos ou remédios que estimulem o crescimento do animal.

Ovo de galinha livre: as aves, neste caso, ficam soltas podendo botar ovos nos locais que elas escolherem, bem como ciscar e empoleirar. A ideia é que elas tenham um comportamento mais instintivo e mais próximo do natural possível.

Ovo de granja: para que as galinhas tenham maior produtividade, técnicas específicas de controle de ambiente, dieta e iluminação artificial são aplicadas na criação. A alimentação é feita basicamente com ração balanceada. Em alguns casos, o bico dos animais é cortado, para que não machuquem outras aves.

Segundo a nutricionista e colunista do GLOBO, Priscilla Primi, não há uma diferença nutricional muito significativa entre os quatro tipos de ovos. Segundo ela, o que vai influenciar na quantidade de proteína, gordura, vitaminas e minerais é a qualidade da ração.

— As galinhas geralmente ciscam e comem milho que é um alimento rico em carotenoide, responsável pela pigmentação amarela mais escura na gema, quase laranja. Mas nas granjas, eles usam rações com outros tipos de substratos — explica.

A especialista diz ainda que alguns tipos de ovos caipiras, orgânicos e de granja sofrem enriquecimento de ômega 3 e vitamina E por meio de rações fortificadas dadas às aves, que acabam botando ovos ricos nessas substâncias que fazem bem à saúde.

O nutricionista e especialista em emagrecimento Thiago Monteiro desmistifica um dos mitos propagados sobre a cor dos ovos.

— Muitas pessoas pensam que a cor da casca dos ovos indica diferenças nutricionais, o que não é verdade. O ovo vermelho não leva vantagem sobre o branco no aspecto nutricional, a diferença da cor, se dá pela ração que as galinhas comem e pela raça delas — afirma.

Há ainda os ovos light, com quantidades reduzidas de colesterol, característica obtida por meio de mudanças na alimentação das aves. Todos esses produtos têm preços mais elevados, porém, os especialistas garantem que não há diferenças significativas entre eles quando o assunto é nutrição.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

UNIEG celebra o Dia do Evangélico em Guadalupe com inspiradora pregação do Preletor Wesllei Nogueira e a presença de autoridades municipais

Evangélicos, membros da União das Igrejas Evangélicas de Guadalupe e autoridades se uniram para celebrar a data comemorativa, no...

Prefeito Antônio Reis recebe comenda da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá

A concessão da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá é um reconhecimento mais do que merecido pelo trabalho...

Nomofobia: o medo de ficar sem celular e seus efeitos em crianças e adolescentes

O transtorno pode afetar principalmente crianças e adolescentes. Muitas pessoas extrapolam o tempo de uso dos celulares e quando ficam...

Governo Federal mapeia 47 municípios com risco para desastres ambientais no Piauí; veja lista

Um levantamento realizado pelo Governo Federal identificou 47 municípios piauienses mais suscetíveis a ocorrência de desastres associados a deslizamentos...
spot_img

Sebrae/PI promove para trabalhadores da educação em Guadalupe a Oficina de Relações Humanas

O evento foi realizado no Auditório Tony Marcos e foi dirigido pelo facilitador/palestrante Diego da Silva Batista, autor do...

Rafael Fonteles participa do lançamento de frigorífico que vai abater 600 mil aves por dia em Uruçuí

O investimento previsto é de R$ 2 bilhões e devem ser gerados cerca de três mil empregos diretos e...
spot_img

Posts Recomendados