Quitanda da SAF leva produtos da agricultura familiar ao Diálogos pelo Piauí em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agricultores familiares do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira levaram seus produtos à Feira de Serviços neste sábado (28).

A diversidade e a força da agricultura familiar do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira foram destaque, neste sábado (28), durante a Feira de Serviços do Diálogos pelo Piauí, realizada na Praça Sebastião Martins, no centro de Floriano. A iniciativa contou com a participação de 11 coletivos da região, que comercializaram produtos frescos e agroecológicos diretamente das comunidades para o consumidor.

A Quitanda da Agricultura Familiar, projeto promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), marcou presença no evento, levando hortaliças, polpas, frutas, mel e derivados produzidos por famílias agricultoras locais. O projeto tem como propósito gerar renda e incentivar a produção sustentável no campo, além de aproximar o agricultor familiar da população urbana.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou o projeto Diálogos pelo Piauí como uma iniciativa importante, que aproxima o governo das comunidades. Ela cita as ações da SAF – como a Quitanda e as orientações para acesso aos programas voltados aos agricultores familiares – como ações importantes para levar informações e produtos da agricultura familiar a um público maior.

“Nós estamos no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira com a Quitanda da Agricultura Familiar, com agricultores que são das comunidades daqui, dos assentamentos, trazendo seus produtos, produtores que trabalham com sistemas agroflorestais e com produção agroecológica. Temos também o stand institucional da SAF orientando as pessoas sobre como acessar nossos programas, como o PAS, o PAA e o Crédito Fundiário, com uma equipe atuando nesse evento do Governo do Estado, que é extremamente importante para o processo de participação social e para fortalecer cada vez mais a presença do governo nos territórios”, pontuou.

Além de garantir espaço para a comercialização, a feira também reforça a importância do consumo de alimentos saudáveis e da valorização da agricultura familiar. A psicóloga Joselia Brito, que aproveitou a feira para adquirir produtos, ressaltou o impacto social e cultural da iniciativa. “Não é de hoje que a minha alimentação tem base na agricultura familiar. Aonde eu vou, eu sempre consumo produtos da agricultura familiar e também propago isso tanto no meu trabalho como para minha filha e minhas netas. Além da circulação da economia, valoriza o trabalho dessas famílias, e isso se reverbera na nossa saúde”, citou.

Para quem produz, a feira é também oportunidade de ampliar vendas e vivenciar novas experiências. A agricultora Maria Viana comemorou o resultado da participação. “O que trouxemos foi alface, coentro, cheiro verde, um pouco de cada coisa, mas tudo de boa qualidade. E está tendo venda, tá todo mundo vendendo, está sendo ótima a experiência”, contou.

Além da Quitanda, a SAF também disponibilizou um espaço institucional, apresentando programas e projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Alimentação Saudável (PAS), Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi) e Crédito Fundiário. A feira integrou a programação do Diálogos pelo Piauí, iniciativa do Governo do Estado que percorre os territórios, promovendo a escuta popular e o diálogo direto com a população.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados