Rafael anuncia nova Turma ITA/IME após destaque de estudantes da rede pública no Instituto Militar de Engenharia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Três alunos da rede pública estadual foram aprovados para a segunda fase do vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta terça-feira (14), no Palácio de Karnak, três alunos da turma ITA/IME, da Secretaria da Educação (Seduc), que foram aprovados para a segunda fase do vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME). Durante o encontro, o governador destacou o desempenho dos estudantes e anunciou que o edital para a nova turma de preparação será lançado em novembro.

Na categoria de treineiros, o Piauí teve cinco aprovados para a segunda fase do IME, sendo três da Turma ITA/IME Seduc, número superior ao de estudantes de escolas privadas aprovados. O resultado demonstra o grande potencial do projeto, voltado à preparação para dois dos vestibulares mais concorridos do país: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

Foto: Gabriel Paulino

“A escola pública piauiense aprovando para a segunda fase do IME mais estudantes do que as escolas privadas nessa modalidade treineiro. Isso mostra que, com oportunidade, metodologia adequada e professores qualificados, o resultado vem e rápido. Tenho certeza de que, no próximo ano, vários dos nossos alunos serão aprovados no ITA e no IME ainda no terceiro ano, na primeira tentativa”, afirmou o governador.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Lançadas em 2024, as Turmas ITA/IME Seduc são as primeiras da rede pública do Brasil voltadas exclusivamente para esses vestibulares. O projeto reúne estudantes de todas as regiões do Piauí e oferece um modelo educacional inédito, com ênfase em Matemática, Física e Química, além de disciplinas de inovação tecnológica e preparação para olimpíadas científicas.

Como incentivo, o Governo do Piauí concede bolsas de desempenho de até R$ 1.500,00, além de auxílio-moradia de R$ 700,00 para alunos do interior que residem em Teresina. Os estudantes também contam com fardamento, alimentação e material didático gratuitos, além de professores especializados e acompanhamento pedagógico intensivo.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o impacto positivo do projeto e o ineditismo da iniciativa. “As turmas ITA/IME Seduc são as primeiras de uma rede pública em todo o Brasil voltadas para esses vestibulares tão complexos. Esses alunos, ainda como treineiros, já superaram o desempenho de escolas privadas. É um resultado expressivo, fruto de professores especializados, material didático de excelência, estrutura moderna e incentivos financeiros. E o melhor: tudo gratuito, com eles ainda recebendo para estudar. No próximo ano, teremos estudantes da escola pública do Piauí aprovados no ITA e no IME pela primeira vez na história”, destacou.

O coordenador da turma, professor Herbert Aquino, destacou o alto nível alcançado pelos alunos e os bons resultados em olimpíadas científicas. “Esses estudantes já atingiram um nível muito alto. Estão chegando à segunda fase de um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e também conquistando medalhas em olimpíadas de Física, Química e Matemática. Tudo isso faz parte da formação que o projeto proporciona, preparando-os não só para o ITA e o IME, mas também para universidades de excelência em todo o país”, afirmou.

Coordenador da turma, professor Herbert Aquino (Foto: Gabriel Paulino)
Coordenador da turma, professor Herbert Aquino (Foto: Gabriel Paulino)

Um dos alunos aprovados, Aíke Cunha, de 16 anos, natural de Nossa Senhora de Nazaré, destacou a importância da Turma ITA/IME Seduc. “A preparação tem sido incrível. Temos professores capacitados, ótimos materiais e todo o apoio necessário. Além disso, de toda a formação e estrutura oferecidas, também contamos com bolsas de incentivo que nos ajudam muito e nos motivam a continuar estudando”, afirmou o estudante.

Estudante Aíke Cunha, aprovado para a segunda fase do vestibular do Instituto Militar de Engenharia (Foto: Gabriel Paulino)
Estudante Aíke Cunha, aprovado para a segunda fase do vestibular do Instituto Militar de Engenharia (Foto: Gabriel Paulino)

Nova Turma ITA/IME Seduc

Na oportunidade, o governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira anunciaram que a nova Turma ITA/IME Seduc terá edital lançado e seleção ainda em novembro deste ano, com início das aulas em 2026. Serão 80 vagas destinadas a estudantes que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, oriundos de escolas públicas ou privadas de qualquer estado do país, não somente do Piauí. A seleção dos alunos será feita por meio de avaliação e por desempenho em olimpíadas científicas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mutirão da Saúde em Manoel Emídio realiza 600 exames preventivos em parceria com o SENAR

A Prefeitura de Manoel Emídio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Nacional de...

Paulo Henrique Pinheiro é eleito novo reitor da Uespi

Ele obteve 67,71% dos votos válidos, a candidata Lucineide Barros obteve 32,29%. O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito, nesta...

Frei Gilson receberá título de cidadania piauiense aprovado pela Alepi

Será o segundo título de cidadania no Nordeste que o frei receberá, a mesma homenagem foi proposta pela Assembleia...

Bertolínia amplia ações do Novembro Azul e reúne homens da Comunidade Placa em encontro informativo

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última segunda-feira (10) o 1º Encontro...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius e secretário Chico Lucas alinham ações para fortalecer a segurança de Floriano

Floriano recebe investimentos estratégicos para fortalecer a segurança Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal Cidade Luz Em uma ação conjunta...

Joel Rodrigues rebate acusações de Fábio Novo e destaca “silêncio seletivo” do PT

Presidente do Progressistas critica insinuações sem provas contra Ciro Nogueira e questiona omissão do deputado em casos envolvendo aliados...
spot_img

Posts Recomendados