Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em solenidade que comemorou um ano de ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.

O Pacto pelas Crianças do Piauí, com ações nas áreas da assistência social, educação e saúde, completou um ano de atividades com uma celebração realizada nesta quinta-feira (25) em um buffet na zona sul de Teresina. Na ocasião, ao lado da primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto, o governador Rafael Fonteles anunciou a construção de unidades do Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano.

O Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, está passando por uma reforma a partir da ação do Pacto pelas Crianças do Piauí. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões e vai proporcionar às crianças um lar digno e acolhedor. “Agora, vamos descentralizar este serviço para mais três municípios”, destaca o governador.

image00033.jpeg

Rafael Fonteles ressaltou a integração com os municípios em ações como a Carretinha da Saúde e o Programa de Alfabetização na Idade Certa. “A política voltada para a primeira infância, integrando várias secretarias, envolvendo os municípios, garante, de fato, uma atenção especial do poder público, da gestação aos seis anos de idade. Nossa expectativa é que isso avance cada vez mais”, disse.

A primeira-dama Isabel Fonteles destacou que as ações prioritárias do Pacto pelas Crianças do Piauí estão todas implementadas. “Queremos monitorar essas ações e desenvolver um laboratório de políticas públicas. Nós estamos concluindo a reforma do Lar da Criança, que será entregue no final de maio. Temos também a Carretinha da Saúde, levando consultas de audiometria, oftalmologia e odontologia. Ainda temos o PPAIC, capacitando professores e gestores escolares para atender crianças de zero a três anos nas creches”, considera.

image00025.jpeg

Presente na solenidade, o deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, explica que este é o momento de colher os frutos da semente plantada há um ano. “O Poder Executivo tem um olhar especial para a primeira infância, acompanhando a trajetória de vida da criança. Construímos uma frente parlamentar da primeira infância para ter um destaque especial no financiamento de projetos nas mais diversas dimensões”, avalia.

Sobre o Plano Estadual da Primeira Infância

Durante a solenidade, aconteceu a abertura do Seminário Estadual da Primeira Infância, que apresentou diretrizes focadas no Plano Estadual. Conforme a superintendente de Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaína Mapurunga, isso é importante para consolidar diagnósticos em diferentes áreas. “Vamos lançar, daqui a um mês, o documento definitivo do Plano elaborado ao longo dos seminários que realizamos”, revela.

O Plano Estadual da Primeira Infância é o resultado de seis seminários realizados nos territórios de desenvolvimento e da escuta ativa dos atores que fazem as políticas públicas e aqueles que acompanham a realidade do dia a dia das famílias. O Plano norteará as políticas públicas para os próximos 10 anos.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 11.59.39.jpeg

Ações de destaque do Pacto pelas Crianças do Piauí

Em um ano, a Carretinha da Saúde percorre o Piauí levando consultas, exames e atendimentos odontológicos e oftalmológicos, inclusive, disponibilizando óculos quando necessário, além de audiometria. Já foram mais de 10.200 atendimentos e cerca de 700 óculos entregues. A Carretinha também atualiza a caderneta de vacinação e ampliou a cobertura vacinal de crianças entre 0 e 6 anos para mais de 84%.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) segue promovendo formação para gestores escolares e professores. Além disso, um investimento em kits mobília creche, com mobiliário, livros, material de apoio didático e brinquedos para atender 200 creches piauienses, dos quais 41 estão sendo entregues neste semestre.

Prêmio Alfa 10

No final da tarde desta quinta-feira (25), será entregue o Prêmio Alfa 10, em um buffet da zona leste de Teresina. O prêmio tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, principalmente para a alfabetização na idade certa, que é umas das metas do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Nesta 3ª edição, correspondente ao ano de 2023, serão premiadas 78 escolas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Convenção do PSDB de Floriano será realizada no próximo dia 24 em Floriano; veja o edital!

O evento será realizado no Salão de Eventos do Hotel Rio Parnaíba O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA...

PSD de Floriano realiza a sua convenção eleitoral no próximo dia 24; veja o edital!

O evento será realizado no Hotel Rio Parnaíba O Presidente da Comissão Provisória do PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO – PSD do...

Convenção do Progressistas de Floriano (PP) será realizada no próximo dia 24 em Floriano; veja o edital!

O evento será realizado no Salão de Eventos do Hotel Rio Parnaíba A COMISSÃO PROVISÓRIA DO PARTIDO PROGRESSISTAS-PP, DO MUNICIPIO...

Inauguração do Ginásio Jadson Alves, no bairro Bela Vista, marca o início do Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe

Os jogos seguem até o dia 26 de julho, prometendo animar a comunidade. Na noite desta terça-feira, 16 de julho,...
spot_img

O que já se sabe da PEC que pode criar uma nova polícia a partir da PRF

Proposta foi levada pelo Ministério da Justiça à Casa Civil e será discutida com o presidente Luiz Inácio Lula...

Oposição faz cálculos para tornar Bolsonaro apto, só que não para 2026

Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O Congresso poderia anistiar Jair Bolsonaro (PL) de acusações...
spot_img

Posts Recomendados