Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rafael Fonteles apresenta app inovador do Piauí para a primeira infância em evento nacional de educação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governador apresentou o app Piauí Primeira Infância, que monitora o atendimento a crianças de 0 a 6 anos.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (13), em São Paulo, do Encontro Anual Educação Já 2025, promovido pelo movimento Todos Pela Educação, que atua em prol da educação básica no Brasil.

Durante o painel Primeira Infância e Governo Digital, ele apresentou o aplicativo Piauí Primeira Infância, uma ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado para auxiliar as gestões municipais no acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos, com foco em saúde, educação e assistência social. Também participaram do debate a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o prefeito de Recife (PE), João Campos.

Fonteles destacou a importância do aplicativo como um suporte estratégico para os municípios. “Criamos o Piauí Primeira Infância para ajudar na gestão dessa política essencial, monitorando a nutrição das crianças, os riscos das gestantes e dos bebês, a vacinação e a frequência escolar, por exemplo. Fizemos um projeto-piloto em Lagoa do Piauí, município de 5 mil habitantes, e, em pouco mais de dois meses, os resultados têm sido impressionantes. O monitoramento agora é universal: todas as crianças de 0 a 6 anos estão na plataforma, assim como suas famílias, os secretários municipais, equipes de saúde, professores e assistentes sociais”, explicou o governador.

Durante sua apresentação, Fonteles demonstrou a navegabilidade do app e seus principais recursos, que incluem perfis específicos para usuários, servidores municipais e gestores. Ele enfatizou que a ferramenta fortalece as políticas públicas ao fornecer dados precisos e permitir uma atuação integrada dos municípios.

O governador também defendeu a universalização do ensino integral e a alfabetização na idade certa como pilares para melhorar a educação no Brasil. “A escola de tempo integral é essencial para promover uma transformação social e econômica, garantindo igualdade de oportunidades e aumentando a produtividade do país. Para isso, é fundamental que haja uma gestão eficiente, capaz de fazer mais com menos”, ressaltou.

Além disso, Fonteles reforçou a necessidade de uma abordagem integrada para a primeira infância, com estados e municípios, adotando metodologias baseadas em dados. Ele também chamou a atenção para o papel da sociedade no fortalecimento dessa agenda. “Investir na primeira infância traz o melhor retorno social. Quando a sociedade civil compreender isso, a classe política dará ainda mais prioridade ao tema. Hoje, ainda carecemos de informações detalhadas e é por isso que o Piauí tem investido tanto na geração e uso de dados para apoiar os municípios”, afirmou.

O Encontro Anual Educação Já 2025 reuniu lideranças políticas, gestores, especialistas, representantes da sociedade civil e jornalistas brasileiros, além de convidados internacionais. O evento abordou temas como Educação e Mudanças Climáticas, Ciência da Implementação em Educação, Base Nacional Comum Curricular e Inteligência Artificial.

Confira as imagens

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Motos de até 170 cilindradas não serão mais apreendidas por débitos em operações policiais no Piauí

A nova legislação tem como objetivo garantir que as ações das forças policiais estejam concentradas no enfrentamento direto à...

Piauí gera mais de 3 mil novos empregos com carteira assinada no mês de abril

O setor de serviços lidera o grupo de áreas econômicas com maior crescimento de vagas. O estado do Piauí registrou...

Gleisi Hoffmann culpa Bolsonaro por fraudes no INSS, mas não quer CPMI

Acusações feitas pela ministra de Lula fazem parte de uma luta travada pelo governo federal para atribuir o esquema...

Jogos do fim de semana pela Taça Guadalupe são adiados devido à Festa das Mães no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Comissão Organizadora da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 comunicou o adiamento...
spot_img

Diagnóstico precoce ainda é o grande desafio do glaucoma

Maio Verde é o mês dedicado à conscientização do glaucoma, com foco no Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma,...

Julgamento sobre redes sociais será retomado no dia 4 de junho no STF

Análise foi interrompida em dezembro por um pedido de vista O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 4...
spot_img

Posts Recomendados