Rafael Fonteles assina decreto de criação das Áreas Integradas de Segurança nesta quarta (10)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As medidas impactarão a integração e o uso de tecnologias pelas Forças de Segurança Pública do Piauí.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, vai assinar nesta quarta-feira(10), o Decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP. Na oportunidade, será realizado o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – DataSSP, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí. A solenidade está marcada para às 11h30, no Palácio de Karnak, em Teresina.

As AISPS têm o objetivo de delimitar geograficamente as áreas em que as polícias Civil e Militar atuarão em conjunto, integrando Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar. A medida já é adotada em quase todos os Estados, como Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, e possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados.

No Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento do Estado. Cada uma delas, contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.

A nova sistemática também impacta a integração das forças de segurança pública, garantindo maior eficiência no atendimento ao cidadão, com ações direcionadas e de responsabilidade territorial, facilitando o trabalho de identificação e mapeamento de ocorrências.

Durante a solenidade, será assinado, ainda, o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – DataSSP, vinculado à Diretoria de Inteligência da SSP-PI. Com a parceria, será possível desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes através do uso da inteligência artificial e de modelos estatísticos, dando maior eficácia às políticas públicas.

De acordo com o secretário Segurança, Chico Lucas, as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas do executivo estadual que visam otimizar os trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança do Estado. “O uso da tecnologia tem sido um aliado no combate à criminalidade em todo o Piauí, juntamente com as ações de estratégia e inteligência. Com a criação das RISPS e AISPS, estamos consolidando o plano de reestruturação da Segurança Pública do Estado, por meio de uma gestão compartilhada. Além disso, estamos criando o DataSSP, uma política pública baseada em dados e ciências aplicadas que une segurança pública, ciência e pesquisa, com o auxílio das instituições de ensino do Estado”, comenta o gestor.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados