Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rafael Fonteles sanciona lei que institui Programa Luz Popular no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Lei nº 8.433 foi publicada em 04 de julho deste ano no Diário Oficial do Estado.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.433instituindo o Programa Estadual Luz Popular, que prevê o pagamento do consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda no estado. A legislação foi publicada em 04 de julho deste ano no Diário Oficial.

Rafael Fonteles sanciona lei que institui Programa Luz Popular no Piauí

Consta na lei que o público-alvo são famílias com unidade consumidora residencial, conforme as normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, além de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal.

Em razão disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou possuir alguém do núcleo familiar que receba o Benefício da Prestação Continuada.

Outro requisito é que o consumo de energia elétrica deve ser igual ou inferior a 30 kWh (quilowatt-hora) após aplicação dos descontos propiciados pelo Programa Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE do Governo Federal.

Além disso, o imóvel não deve estar fechado e/ou desocupado, o beneficiário também não pode possuir mais de uma unidade de consumo sob sua titularidade.

Ainda segundo a legislação, o pagamento do talão de luz será efetuado diretamente para a concessionária de distribuição de energia elétrica, incluindo o adicional de bandeira tarifária, encargos e tributos federais.

“Não serão cobertos os valores referentes à contribuição para custeio do serviço de iluminação pública, valores de multas, juros e correção monetária devidas em razão de atraso de pagamento, bem como outras despesas autorizadas pelo consumidor junto às concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição de energia elétrica”, diz a legislação no parágrafo único.

O programa conta com os recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), nos termos do art. 1º da Lei nº 5.622, de 28 de dezembro de 2006.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI) será responsável por comunicar à concessionária de energia elétrica sobre a inclusão ou exclusão de beneficiários.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira afirma que superfederação União-Progressistas irá desembarcar do governo Lula

“Só 5% querem ficar”, dispara Ciro sobre apoio ao governo; líder do PP mira rompimento com o Planalto Em coletiva...

Decisão de Flávio Dino deixa bancos em ‘sinuca de bico’; especialistas opinam

Ordem do ministro do STF levantou preocupações sobre a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil, e expôs empresas e...

Professor da UFPI conquista prêmio da Petrobras após criar tecnologia inédita

O professor Sidney Gonçalo Lima, do departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sidney Gonçalo Lima, foi...

Governo Federal autoriza crédito de R$ 126 milhões para projetos contra efeitos da seca no Piauí

Com a autorização, o Piauí se soma a outros estados nordestinos contemplados pelo Sertão Vivo, programa financiado com recursos...
spot_img

Prefeito Jesse James reúne secretariado para alinhar programação dos 96 anos de Guadalupe

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, reuniu nesta terça-feira (19) seu secretariado para alinhar os últimos detalhes...

Projeto prevê multa de até R$ 50 mil para quem adultizar crianças nas redes no Piauí

Objetivo é criar diretrizes para a prevenção e o combate à adultização de crianças e adolescentes no Estado. Está tramitando...
spot_img

Posts Recomendados