Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Reajuste de 6% no IPVA pesa no bolso dos piauienses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O tributo sofreu aumento de 6% no estado, mas o consumidor pode aproveitar o desconto de 15% com pagamento da cota única.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das contas que sempre está prevista para o mês de janeiro. Neste ano, o tributo foi reajustado em 6%, com desconto de 15% para o consumidor que pagar em cota única até o dia 31 de janeiro.

Com uma frota de mais de um milhão de veículos no estado, muitos piauienses sentiram no bolso o aumento do imposto. A engenheira Débora Mata comprou um carro novo e ficou surpresa com o valor do IPVA.

“Eu não esperava tamanho reajuste. Por isso, vou tentar pagar em cota única, devido ao desconto. Talvez valha a pena”, disse.

Para o economista Dorgilan Cruz, o IPVA ficou mais caro principalmente devido à valorização dos veículos seminovos.

“Esse aumento de 6%, superior ao da inflação, ocorreu pela valorização dos veículos usados e seminovos. A tabela Fipe (que expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores) foi reajustada e os Estados tem um percentual para aplicar sobre essa tabela”, destacou.

A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Luana Barradas, afirmou que alguns proprietários de veículos estão isentos de pagar o IPVA e outros vão ter descontos progressivos no pagamento.

“Os cidadãos vão ter a opção de pagar o imposto com desconto. Até o dia 31 de janeiro, o desconto para quem pagar em cota única é de 15%. Quem pagar até o dia 28 de fevereiro, o desconto da cota única é de 10% e quem pagar até dia 31 de março, garante desconto de 5%. Veículos com mais de 15 anos estão isentos de pagar o IPVA”, ressaltou.

Contudo, o Detran-PI aponta que 54% da frota do estado possui alguma irregularidade, o que pode acarretar graves sansões, como a apreensão do veículo.

“Caso o proprietário não regularize o veículo, está sujeito a multa de R$ 293,45 e o veículo pode até mesmo ser apreendido”, comentou a diretora-geral.

O proprietário de veículo que não puder pagar em cota única, pode parcelar o valor em até três vezes, sem desconto. O pagamento pode ser feito no site da Sefaz-PI ou no Detran-PI.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Provas do concurso de Guadalupe serão realizadas neste sábado e domingo com mais de 9 mil inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. As provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Guadalupe serão realizadas neste...

Bruno Henrique, do Flamengo, vira réu por fraudar resultado de jogo

Jogador é investigado por ter forçado cartão amarelo A Justiça do Distrito Federal decidiu nesta sexta-feira (25) tornar réu o...

Brigada florestal de Guadalupe recebe certificação estadual em cerimônia com presença de autoridades

Por Gleison Fernandes. A brigada municipal de combate a incêndios florestais de Guadalupe foi oficialmente certificada pelo Governo do Estado...

Sem aviso, Venezuela passa a taxar produtos brasileiros

Sem aviso, a Venezuela começou a taxar produtos importados do Brasil, descumprindo um acordo de complementação econômica firmado em...
spot_img

Com apoio da prefeitura, pacientes de Guadalupe recebem atendimento odontológico especializado em Floriano

Por Gleison Fernandes. Nesta sexta-feira, 25 de julho, pacientes do município de Guadalupe foram encaminhados à cidade de Floriano para...

TJPI lança ferramenta de IA para dar mais agilidade a processos de empréstimos consignados

JuLIA Minutas será lançada na próxima segunda-feira (28), como parte da política de inovação do Judiciário piauiense. O Tribunal de...
spot_img

Posts Recomendados