Redução de deputados deve encarecer eleição e ampliar privilégios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com mais uma reviravolta na tramitação do projeto de lei complementar que poderia evitar a redução de dois deputados na bancada federal piauiense e seis parlamentares na Assembleia Legislativa do Piauí, especialistas em ciência política apontam que o processo pode tornar a eleição do próximo ano “mais cara”, e que o número menor de parlamentares pode aumentar os privilégios individuais dos eleitos.

Ilustração: Matheus da Fonseca

Na última semana, o presidente Lula vetou o projeto de lei que aumentava, de 513 para 531, o número de deputados federais. A proposta havia sido aprovada no fim de junho pelo Congresso. Em entrevista, parlamentares do Piauí demonstraram pessimismo quanto à possibilidade de derrubada do veto na Câmara. Caso o texto se mantenha, o estado perderá as vagas já na eleição do próximo ano.

Se na Câmara Federal, apesar da redução das vagas do Piauí, o número de deputados continuará o mesmo no cômputo geral, na Assembleia Legislativa o total de parlamentares será reduzido, mas o orçamento continuará o mesmo, sendo repartido entre um número menor de deputados.

O mestre em Ciência Política Germano Lúcio, que analisou o cenário e demonstrou preocupação com a acentuação da sub-representatividade de grupos minoritários.

“Existe um problema de sub-representatividade histórica no Brasil. Já se dizia que alguns estados tinham super-representação e outros, sub-representação. Do ponto de vista político, em tese, não haveria problema, porque a representação estaria vinculada ao tamanho da população do estado. O impacto seria mais prático, nos arranjos políticos locais, nas relações de domínio, na composição dos partidos e alianças. Onde antes cabiam dez, agora terão que caber oito”, afirmou.

“O Brasil possui certa sub-representatividade e, sob essa ótica, estados como o Piauí são super-representados. Se eu diminuo a quantidade de vagas, aumento o quociente eleitoral necessário para que alguém se eleja. Isso exige mais esforço dos partidos, federações e candidatos. O custo da eleição aumenta, tanto em termos políticos quanto econômicos. Será necessário despender mais recursos e estratégias para alcançar o mesmo resultado que antes”, avaliou.

O cientista lamenta que grupos como mulheres, negros e outras minorias perderão ainda mais espaço.

“Na representatividade propriamente dita, o país continua sub-representado. Basta ver quantas mulheres há no Congresso e na Assembleia. Isso já indica a sub-representatividade feminina. Ampliando a análise, vemos que os grupos minoritários socialmente também estão sub-representados nas suas pautas e agendas, tanto na Assembleia quanto no Senado”, disse.

Eleição mais cara

Para o professor, a redução no número de deputados tornará o pleito mais caro para os candidatos.

“O custo de uma eleição dessas fica mais alto. Em contrapartida, subentende-se que os custos com privilégios diminuam, mas não é o que acontece. A Assembleia Legislativa do Piauí, por exemplo, tem o terceiro ou quarto maior orçamento do Estado. É um orçamento gigantesco. Não estou dizendo que não deva ser assim, mas, comparado a outras áreas da vida social, é exorbitante. Esse orçamento não se altera. Não muda os privilégios já existentes, como verba de gabinete, auxílio-paletó, auxílio-moradia, auxílio-combustível e passagens. Então, a ideia de que haverá perda de privilégios não é verdadeira”, destacou.

Oposição sofrerá

Outro ponto destacado por Germano Lúcio é que a oposição estadual, que já enfrenta dificuldades, será ainda mais prejudicada.

“Acontece uma renovação cíclica das elites, que pode durar dez, vinte ou trinta anos, mas ela ocorre. Com a redução, o Piauí perde seis cadeiras na Assembleia e duas na Câmara Federal. Isso impacta na composição do governo estadual. Como é histórico no Piauí a oposição ser enfraquecida, a tendência é favorecer sempre os aliados de quem está no poder”, finalizou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados