Reforma eleitoral deve dificultar presença de juízes, promotores, policiais e militares na política

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Senador Marcelo Castro, relator do novo código eleitoral no Congresso, comenta que trabalha para que a nova legislação reduza a quantidade de partidos.

Um dos parlamentares piauienses de maior influência do Congresso Nacional, o senador Marcelo Castro (MDB) terá novamente os holofotes da política nacional direcionado para si. Ele é o relator do novo código eleitoral, que deve ser votado até outubro para começar a vigorar já nas eleições municipais do próximo ano.

Senador Marcelo Castro

Em entrevista ao O Dia, Castro comentou que trabalha para que a nova legislação reduza a quantidade de partidos e fortaleça a ideologia das siglas. O estímulo para a participação da mulher na política também deve constar em seu relatório. Mas é a clareza da lei eleitoral que mais ganha espaço nas suas articulações.

Aliado de primeira hora do governador Rafael Fonteles (PT), o senador não esconde sua defesa de que a base governista tenha apenas um candidato a prefeito já no primeiro turno da eleição municipal de Teresina. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Novo código eleitoral

O novo código é na verdade uma consolidação de toda a legislação eleitoral que existe em um código só. Estamos fazendo um trabalho, ouvindo toda a sociedade e estudando para fazermos uma legislação que possa ser simples e clara. Uma das coisas que a gente se queixa muito é que às vezes a legislação deixa margem para interpretações. Um juiz julga de um jeito, outro julga de outro. A cassação do Dallagnol, por exemplo. No Paraná, foi determinado que quem assumiria a vaga seria um deputado do PL. O ministro Toffoli deu uma liminar dizendo que quem vai assumir é o suplente do Podemos. 

Quarentena de juízes

Queremos dar um prazo maior de quarentena para juízes, promotores, militares e policiais, porque entendemos que são atividades incompatíveis com a política. Para você ser julgado, qual é a primeira condição que você quer de um juiz? A isenção. A mesma coisa vale para o promotor, para o militar. Se quiser ser político, tem que deixar o cargo bem antes.

Fortalecimento dos partidos

Tudo que é legislação eleitoral requer muita negociação, muito diálogo. Em uma coisa a gente percebe que há um sentimento convergente e que é a legislação tem que está direcionada para o fortalecimento dos partidos políticos, da governabilidade. Todos concordam que essa quantidade de partidos políticos no Brasil é prejudicial para a governabilidade. Em todos os parlamentos do mundo inteiro, no máximo quatro partidos dominam o parlamento. No Brasil, chega ao ponto de ter um estado com nove deputados, cada um de um partido. 

Mulher na política

Vamos manter uma linha de valorizar e estimular a participação feminina na política. O Brasil é quase que uma vergonha internacional, porque somos um dos países com a menor participação feminina na política. Isso não é aceitável, já que temos a maioria da população de mulher. Temos quase 1 mil cidades que não têm uma mulher vereadora. Estamos dirigindo a legislação para estimular também as minorias de negros, pardos. 

Eleição 2024 no Piauí

O MDB vai querer lançar candidatos a prefeito no maior número de cidade do Piauí, começando pelas maiores. Onde a gente não puder ter candidato, queremos ter o candidato a vice e uma chapa forte de vereadores. O objetivo é o partido sair fortalecido da eleição municipal. Em Teresina, por exemplo, defendo que pudéssemos ter uma candidato da base do governo, porque nossa chance aumentaria muito para ganharmos a eleição. Seria muito bom o prefeito da capital ter uma aliança com o governador do estado e com o presidente da República e da maioria da bancada federal. 

Prefeitura de Teresina

Vou trabalhar para o candidato ser do MDB, mas se lá na frente um outro partido reunir maiores condições que o MDB, evidente que vamos apoiar esse candidato. Mas se não for possível, não tem problema. Na eleição passada o PT, MDB, PL, PSD, cada um saiu com um candidato. No segundo, todos os partidos da base apoiaram o candidato do MDB.

Fonte: Portal O Dia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados