Pesquisa aponta que consumo diário de peixe aumenta risco de câncer de pele

-

Quem consome a proteína diariamente é 22% mais vulnerável a ter melanoma, mostra estudo britânico com quase 500 mil pessoas.

Um estudo com dados de quase 500 mil pessoas chegou a uma conclusão estatística intrigante. Segundo a análise, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, a ingestão diária de peixe está associada a um aumento no risco de desenvolvimento do câncer de pele melanoma, o tipo letal desse tumor dermatológico.

Os autores do artigo e especialistas que não participaram da pesquisa, porém, destacam que é preciso cautela na interpretação do resultado.

“Acreditamos que o peixe, em si, não é o problema, mas, sim, contaminantes que possam estar em seu organismo”, afirma Eunyoung Cho, principal autora do estudo, publicado na revista Cancer Causes & Control, do grupo Nature.

A pesquisadora de Brown lembra que estudos anteriores descobriram que pessoas que comem mais peixes do que a média apresentam níveis mais elevados de metais pesados, como arsênio, cádmio e mercúrio, contaminantes que, segundo Cho, aumentam os riscos de desenvolvimento do câncer de pele melanoma.

A autora, porém, diz que, no caso da atual pesquisa, esses níveis não foram medidos nos participantes, sugerindo que mais estudos são necessários para comprovar a associação e, por fim, encontrar uma relação de causa e efeito. “Não desaconselho as pessoas a comer peixe por causa de nosso estudo”, observa.

O resultado, porém, ressalta um dos principais problemas ambientais que atingem as populações fluviais, com potencial risco para a saúde humana.

No estudo, os pesquisadores constataram que pessoas que ingerem 42,8g diários de peixe (o equivalente a 300g por semana) apresentam um risco 22% maior de ter câncer de pele melanoma, comparado àquelas que consomem uma quantidade significativamente menor — 22,4g semanais.

Aquelas que comem mais da iguaria também tinham um risco 28% mais elevado de desenvolver células anormais na camada externa da pele, condição caracterizada como pré-cancerosa.

As conclusões baseiam-se em uma pesquisa com 491.367 norte-americanos com idade média de 62 anos, a NIH-AARP Study, que recrutou os participantes entre 1995 e 1996 e os acompanhou ao longo de 15 anos. Os voluntários relataram com que frequência ingeriam peixe frito, peixe não frito e atum, assim como o tamanho das porções.

Os pesquisadores de Brown, então, calcularam a incidência de novos casos de melanoma durante o período, a partir de registros oficiais de câncer nos EUA.

Foram considerados também fatores que podem influenciar no desenvolvimento de tumores, como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, histórico familiar e níveis médios de radiação UV no local de moradia.

Segundo o estudo, 5.034 participantes (1% da amostra total) foram diagnosticados com o tumor dermatológico ao longo do acompanhamento e 3,284 (0,7%) apresentaram lesões pré-cancerosas.

“Um relatório anterior, de 2011, sobre esse grupo de 491.367 participantes havia encontrado uma associação entre melanoma e maior ingestão de peixe. O atual estende a análise anterior, com mais acompanhamento, para analisar com mais detalhes a associação entre diferentes tipos de consumo de peixe e melanoma”, diz Michael Jones, epidemiologista do Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres.

Mais investigação

Segundo ele, os resultados encontrados foram estatisticamente significativos. Portanto, é pouco provável que sejam aleatórios.

“É possível que as pessoas que consomem mais peixe tenham outros hábitos de vida que aumentam o risco de melanoma”, pondera Jones.

“Os autores consideraram isso e ajustaram para alguns fatores potencialmente confundidores. No entanto, como eles reconhecem, esse é um estudo observacional, e é possível que existam fatores (conhecidos e desconhecidos) para os quais os pesquisadores não ajustaram ou não ajustaram suficientemente bem”, diz.

Correio Braziliense

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Ministério da Saúde disponibiliza ferramenta para medir consumo de álcool; veja como usar

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (10), o Modera Brasil, uma nova ferramenta digital que permite ao cidadão...

Ex-marido de Maria da Penha tem prisão preventiva mantida

Depois de passar por audiência de custódia, na tarde desta segunda-feira (10), o colombiano Marco Antônio Heredia Viveros, 80...

Jovem de 19 anos morre após perder controle de moto em piripiri

Ryan do Livramento Silva morreu ainda no local do acidente, registrado na madrugada desta segunda-feira (10), na avenida Raimundo...

Banco Central estuda conectar Pix a sistemas de pagamentos de outros países

O Banco Central (BC) estuda conectar o Pix a sistemas de pagamentos de outros países. A medida poderá permitir...

Joel cita em debate caso do vereador que morreu após esperar na fila de regulação

O candidato progressista focou na situação da saúde do estado O candidato a governador Joel Rodrigues, presidente estadual do Progressistas,...

Candidatos ao governo do Piauí frente a frente em debate na TV Cidade Verde

As regras do debate estão sendo formuladas e serão apresentadas aos representantes legais dos candidatos O debate das eleições 2026 da...

Guadalupe comemora a Independência do Brasil com ato cívico

O evento foi realizado em frente a prefeitura municipal...

Você também pode gostar
Recomendado para você