Regina Sousa acredita que redução de impostos será derrubada ou judicializada

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governadora participou da Caminhada da Fraternidade e concedeu entrevista sobre o tema que tem movimentado a economia nos últimos dias.

Durante sua participação na 27ª Caminhada da Fraternidade, que aconteceu na tarde-noite deste sábado (11/06), partindo do adro da Igreja São Benedito, Centro, até chegar à zona Leste de Teresina, a governadora Regina Sousa falou sobre uma polêmica que se estendeu por toda esta semana e terá desdobramentos nos próximos dias.

Governadora Regina Sousa

Diz respeito à discussão em torno da redução das alíquotas do ICMS sobre o preço dos combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo. O Governo Federal está em negociação com o Congresso para tentar colocar um freio na alta especialmente dos preços de combustíveis, um dos maiores vilões da inflação nos últimos meses.

E têm como um dos principais planos limitar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Entretanto, justamente este ICMS é hoje uma das principais fontes de receita dos estados. Por isso, nesta semana, governadores se reuniram com membros do Supremo Tribunal Federal (STF) para negociar o escalonamento do corte do ICMS. A reunião contou com a presença de Regina Sousa, entre outros governadores, além do ministro do STF André Mendonça e do advogado-Geral da União, Bruno Bianco.

Ao site OitoMeia, a governadora Regina Sousa informou que espera que, mesmo com a gestão de Jair Bolsonaro (PL) aprovando a lei, a Câmara dos Deputados derrube em Brasília: “O Governo já decidiu que aquilo que saiu da Câmara não vai mudar. Mas já está decidido pelo Governo que na Câmara derruba, porque tudo que começa na Câmara volta pra Câmara”, pontuou Regina.

PAUTA SERÁ JUDICIALIZADA

Regina Sousa comentou também que acredita que a pauta será judicializada junto ao Supremo Tribunal Federal. Na conversa que ela e os demais governadores tiveram durante esta semana no STF, explicaram que o corte abrupto do imposto poderá implicar em queda das receitas e prejuízo no desenvolvimento dos estados. Foi sugerido que acatem cm o corte imediato do ICMS para 17% até dezembro e retomem a cobrança atual da alíquota em janeiro de 2023. A partir daí, os estados reduziram o valor do ICMS de forma escalonada até 2024.

“A gente está conversando com o STF, estamos fazendo as reuniões com a COMSEFAZ (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF) e pode ser que saia alguma coisa do próprio STF”, afirmou ao OitoMeia a governadora piauiense.

Governadores pressionam o adiamento da votação, marcada para segunda-feira (13), até o fim das negociações. Já governistas tentam agilizar a tramitação do projeto para evitar um colapso das pesquisas eleitorais na campanha do presidente. Se a medida for aprovada, o governo já se mobiliza para zerar a alíquota do ICMS sobre o diesel e gás de cozinha. Em anúncio feito nesta semana, o governo informou que pretende entregar uma PEC para zerar as alíquotas e compensar as perdas de zero a 17% aos cofres estaduais.

Fonte: OitoMeia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados