Refrigerante ‘zero’ prejudica a capacidade do fígado de desintoxicar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Adoçantes artificiais usados nesses produtos podem inibir proteínas no fígado responsáveis pelo processo de desintoxicação e pelo metabolismo de medicamentos.

Refrigerante ‘zero’: bebida pode prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar; entenda
Refrigerantes zero e outros produtos com adoçantes artificiais podem prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar e até mesmo processar certos medicamentos.

A conclusão é de um estudo feito por Pesquisadores do Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos, apresentado na Reunião de Biologia Experimental 2022 realizada pela Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular esta semana na Filadélfia, Pensilvânia.

Imagem: iStock

A equipe conduziu o estudo em ambiente de laboratório, onde testou o impacto de dois adoçantes artificiais – o acessulfame de potássio ou acessulfame-K, e a sucralose – teriam nas células do fígado.

Os resultados mostraram que ambos inibiram o trabalho da glicoproteína P (P-gp), que ajuda a limpar o corpo de toxinas. Ela também ajuda o corpo a processar medicamentos, pois as proteínas afetam a maneira como o fígado metaboliza os medicamentos.

“Observamos que os adoçantes afetaram a atividade da P-gp nas células do fígado em concentrações esperadas pelo consumo de alimentos e bebidas comuns, muito abaixo dos limites máximos recomendados pela FDA [agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA]”, disse Stephanie Olivier Van Stichelen, que liderou a equipe de pesquisa.

Apesar dos resultados, os cientistas alertam que os dados ainda são preliminares e, portanto, são necessários mais estudos para saber se esse efeito também acontece dentro do corpo humano.

Mesmo assim, ele serve de alerta para quem consome produtos com essas sustâncias em grande quantidade. Em especial para as pessoas que optam por esses produtos acreditando que eles sejam mais saudáveis que outros alimentos que contém açúcar.

Esse não é o primeiro estudo que associa o consumo de adoçantes a problemas de saúde. Eles já foram ligados a mudanças significativas no microbioma intestinal, o que pode causar inflamação crônica, e até mesmo a infertilidade. Há também laços mais instáveis entre o produto artificial e alterações no funcionamento do cérebro.

Acredita-se que o mais perigoso dos adoçantes seja o acessulfame-K seja um dos mais prejudiciais.

Por

Agência O Globo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Antônio Reis confirma pré-candidatura a reeleição para prefeito de Floriano

Com apoio do ex-prefeito Joel Rodrigues, dezenas de lideranças e vários vereadores, e a aprovação da grande maioria da...

Vai chover no feriado de Páscoa? Saiba como fica o tempo na sua região

O mês de março de 2024 termina com um fim de semana prolongado por causa do feriado da Páscoa....

No Brasil, desemprego sobe a 7,8% até fevereiro e renda segue em alta

Taxa vem em linha com previsões de analistas; Brasil tem 8,5 milhões em busca de vagas, diz IBGE A taxa...

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Estimativa é que 100 mil pessoas visitem o local Atenção, gamers, cosplayer, engenheiros de tecnologia da informação (TI), cientistas, professores makers, empreendedores, mentores,...
spot_img

PF busca suspeito de criar perfil falso do Ministro Ricardo Lewandowski em rede social

Agentes federais fazem buscas em Osasco, na Grande São Paulo, na manhã desta quinta, 28, para tentar identificar quem...

Município de Floriano realiza acordo para ações de adequações na gestão de resíduos sólidos

O prefeito Antônio Reis afirmou que a gestão municipal não tem medido esforços para melhorar todas as questões ambientais...
spot_img

Posts Recomendados