Em publicação no Instagram, a atriz Regina Duarte —ex-secretária de Cultura do governo Jair Bolsonaro— reproduziu fake news divulgada por perfis de extrema direita.
A ex-secretária da Cultura Regina Duarte afirmou em suas redes sociais na segunda-feira (2) que a faixa presidencial usada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de posse é falsa. A peça recebida pelo petista, que apresenta um design diferente daquela vestida por Jair Bolsonaro (PL) e Dilma Rousseff (PT), contudo, é oficial.
Regina Duarte publicou uma foto em que aponta diferenças entre as faixas utilizadas pelo ex-presidente Bolsonaro em sua posse (2019) e por Lula no último domingo (1º).
“Até a faixa é uma fraude! Alexandre de Moraes entrega faixa fake para ladrão posar de presidente!”, escreveu.
O argumento reproduzido pela atriz faz parte de uma teoria falsa, propagadas nas redes sociais, que aponta a cerimônia de posse do petista como uma encenação.
Segundo apuração da analista da CNN Brasília Rodrigues, Lula escolheu vestir na posse a mesma faixa que utilizava antes de deixar o poder, em 2010.
Oficial, a faixa usada pelo petista tem um brasão bordado com fios de ouro, uma referência às Armas Nacionais do Brasil.
A faixa presidencial sofreu diversas variações ao longo dos anos. A versão anterior, carregada por Bolsonaro, trazia cores mais fortes e o brasão era mais largo.
Fotos: A faixa presidencial usada por Lula
Publicado por: Danilo Moliterno.
Da CNN