Regina Sousa sanciona lei que extingue pastas do Governo, modifica e cria novas secretarias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O texto propõe a criação da Secretaria das Mulheres, Secretaria dos Esportes, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e Secretaria de Irrigação e Infraestrutura Hídrica. Outras três secretarias modificam a atual denominação.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), sancionou a lei nº 7.884, proposta pelo governador eleito, Rafael Fonteles (PT), que reorganiza pastas da administração estadual. Essa é a primeira vez que articulações entre governador eleito e o governo anterior entram em acordo para deliberações implementadas antes do início do pleito estabelecido.

Foto: Lucas Dias

Com a aprovação da lei, a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) deixam de existir e funções serão feitas pelas novas pastas.

A nova lei também extinguiu a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepisher) e transferiu as atribuições para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). A lei estabelece ainda que o Poder Executivo também ficará autorizado a proceder a alienação das ações, a fusão, a incorporação ou a extinção da Companhia de Gás do Piauí (Gapisa) e da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI).

Ainda conforme o documento, fica estabelecido a mudança de nomenclatura de três pastas, são elas: A Secretaria de Administração e Previdência, trocou de nomenclatura e passa a se chamar Secretaria de Administração, o mesmo vale para a antiga Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural que agora será denominada apenas Secretaria do Agronegócio. A Secretaria de Desenvolvimento da Mineração, Petróleo e Energias também muda de nome e passa a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis.

Por fim, a lei cria ainda o Conselho Consultivo do Estado, órgão de assessoramento do governo que será presidido pelo governador e terá 21 membros compostos pelos secretários de Administração, Planejamento, Fazenda, Governo, Segurança Pública, Educação, Saúde, Assistência Social, o Procurador Geral, o Presidente da Investe Piauí e até dez cidadãos escolhidos pelo governador, com comprovada experiência em áreas relacionadas à gestão pública ou privada, designados por decreto.

LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA

Por Ezequiel Araújo/Oitomeia

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vitamina D: estudo mostra todos os benefícios na redução das cólicas menstruais

Muita gente não sabe, mas a vitamina D também desempenha um papel importante na redução de cólicas menstruais. Para...

Com 444 cidades afetadas, Rio Grande do Sul chega a 136 o número de mortos devido às chuvas

Relatório a Defesa Civil registra ainda 756 feridos e 125 desaparecidos nas enchentes O último boletim de atualização da Defesa...

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho aos desabrigados

Militares iniciaram operações de patrulhamento ainda na madrugada deste sábado (11). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do...

Roberto Carlos, doa 200 mil e planeja show para arrecadar fundos para os desabrigados do RS

Artista pretende anunciar os detalhes da apresentação nos próximos dias O cantor Roberto Carlos fez uma doação de R$ 200...
spot_img

Hepatite A, tétano e gripe: veja vacinas recomendadas por especialistas para quem está no RS

Objetivo é garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação. Três sociedades médicas divulgaram neste sábado (11) uma...

Contas de energia agora fornecem informações para denunciar violência doméstica no Piauí

O protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica. Em colaboração com o...
spot_img

Posts Recomendados