‘Ricas em açúcar’: quais bebidas podem aumentar a gordura no fígado?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ainda que pareçam inofensivas, bebidas açucaradas, quando ingeridas regularmente, podem gerar acúmulo de gordura no fígado

Um estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition no dia 21 de janeiro constatou que bebidas açucaradas, como refrigerantes, energéticos e achocolatados, podem contribuir para o acúmulo de gordura no fígado, uma condição conhecida como esteatose hepática e que pode levar a doenças graves, como a cirrose.

Os resultados ainda mostram que o consumo regular dessas bebidas aumenta a resistência à insulina, facilitando o acúmulo de gordura no fígado.

Divulgação

Além disso, os pesquisadores mencionam que, embora essas bebidas não contenham álcool, elas são desprovidas de nutrientes e compostas principalmente por água, açúcar e aditivos químicos.

Em contraste, bebidas como café e chá, quando consumidas sem açúcar, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver gordura no fígado.

Estudos anteriores já indicavam que o consumo de bebidas açucaradas está ligado ao aumento de gordura no fígado e à obesidade. Diminuir o consumo desses líquidos pode reduzir significativamente a gordura no fígado, especialmente em crianças com sobrepeso e doença hepática gordurosa.

Entenda a esteatose hepática

Existem dois tipos de esteatose:

Alcoólica: provocada pelo consumo excessivo de álcool. O fígado tem a capacidade de metabolizar as moléculas de etanol para eliminar a substância do nosso organismo, mas quando a dose é alta ou ingerida em pouco tempo, os subprodutos desse processo ficam concentrados, e eles são tóxicos para as células hepáticas. Com o passar do tempo, o dano passa interferir nas funções do órgão.

Não alcoólica: provocada prioritariamente por má alimentação, sedentarismo, sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos, e perda ou ganho muito rápido de peso. Também pode ser causada pelo uso de certos medicamentos (hormônios e corticoides, entre outros) ou por inflamações crônicas associadas, como hepatite C ou outras doenças hepáticas.

A esteatose hepática pode gerar uma inflamação, também chamada de esteato-hepatite, que leva à morte celular e a um processo de fibrose (cicatrização). Com o passar dos anos, a condição pode progredir para cirrose hepática e também pode resultar em câncer de fígado. Em situações mais graves, o transplante é necessário.

Sintomas

Praticamente todos os pacientes com esteatose hepática não apresentam sinais ou sintomas, ou seja, a condição é silenciosa, e só é identificada em exames de rotina. Quando surgem, os sinais mais comuns são:

  • Fadiga;
  • Desconforto do lado direito superior do abdome;
  • Aumento do fígado.

Já quando existe um grau elevado de inflamação (esteato-hepatite), ou fibrose e cirrose, as manifestações podem incluir:

  • Falta de apetite;
  • Coceira;
  • Aranhas vasculares (varizes finas em formato de teia de aranha);
  • Icterícia (pele e olhos amarelados);
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Alterações do sono.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados