Rússia começa produção de vacina contra a Covid-19

-

- Advertisment -spot_img

A vacina contra o novo coronavírus da Rússia, de nome Sputnik V, começou a ser produzida neste sábado (15), informou o ministério da Saúde do país, de acordo com a agência de notícias estatal TASS.

De acordo com informações da agência russa de notícias Interfax, a vacina começou a ser produzida nas instalações da farmacêutica Binnopharm, que tem capacidade para fazer cerca de 1,5 milhão de doses de vacina por ano.

Foto: Handout/AFP

Entre dezembro deste ano e janeiro de 2021, o governo espera chegar a 5 milhões de doses da vacina por mês com a inclusão de novos locais de produção do medicamento. A Interfax diz que toda a Rússia estará abastecida com a vacina no prazo de um ano.

Desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, a vacina foi aprovada pelo governo na terça-feira (11), antes de iniciar a Fase 3 dos testes clínicos. Dias depois, o estado do Paraná assinou um acordo com os russos para testar o medicamento.

O chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), Kirill Dmitriev, anunciou no início desta semana que os testes de Fase 3 da Sputnik V começariam no dia 12 de agosto. Cerca de 2 mil pessoas devem participar deste estágio, que é considerado crucial para avaliar a eficácia e segurança da vacina.

Algumas pessoas já tomaram doses da vacina, como a filha do presidente Vladimir Putin e o próprio Dmitriev. No entanto, nenhum dado científico sobre a Sputnik V foi divulgado.

“Sabemos que a tecnologia funciona e publicaremos os dados em agosto e setembro para demonstrar isso”, disse o chefe do RDIF.

Dmitriev acrescentou que a vacina será distribuída gradualmente para profissionais da saúde e para pessoas que compõem grupos de risco antes da vacinação em massa dos russos, com estimativa para começar em outubro. 

A Sputnik V deve estar disponível para os outros países ainda em novembro deste ano.

Dúvidas sobre a vacina russa

Apesar de a Rússia ter registrado a vacina contra Covid-19 e iniciado sua produção, o mundo levanta questões sobre a real eficácia do medicamento e a validade dos testes realizados até o momento pelo país.

À CNN, a representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e membro do grupo de trabalho de vacinas para a Covid-19 da OMS, Cristiana Toscano, disse que a vacina ainda percorrerá longo caminho antes de ser aplicada na população.

“Não tenho receio com essa vacina em particular. O cuidado e a cautela se dão em função de que só se pode aprovar uma vacina após cumprir os testes de fase 3. A aprovação da vacina é da Anvisa, que só irá aprovar os estudos de fase 3 após receber e avaliar os estudos de fase 1 e 2. Ainda não recebemos [nem OMS, nem Anvisa], os testes iniciais da vacina russa.”

Já a OMS disse estar em contato com cientistas e autoridades russos, e “espera revisar detalhes dos testes”, de acordo com e-mail enviado à CNN após as notícias sobre a vacina registrada na Rússia.

“A OMS saúda todos os avanços no desenvolvimento e pesquisa sobre vacinas contra a Covid-19. Em um nível global, a OMS tem estado envolvida em orientar e acelerar esforços de pesquisa e desenvolvimento desde janeiro de 2020”, diz o pronunciamento da OMS enviado por e-mail.

(*sob supervisão de Carlos Amaral; com informações da CNN)Infográfico vacina russa

Infográfico: Como funciona a vacina russa contra a Covid-19

Foto: CNN

Fabricio Julião*, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Shein acelera expansão no Brasil para evitar “taxa das blusinhas”

Empresa quer manter preços acessíveis no Brasil após a...

Brasil ganha destaque no mundo com políticas públicas de combate à fome e à pobreza

Iniciativas nacionais e internacionais são debatidas no âmbito da...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você