Safra 2023/2024 é estimada em 297,5 milhões de toneladas de grãos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O volume é 7% menor que o obtido na temporada anterior em razão das condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões produtoras do País

A produção de grãos no ciclo 2023/2024 está estimada em 297,54 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, nesta quinta-feira (13).

De acordo com as informações, o volume é 7% menor do que a temporada anterior, o que significa 22 milhões de toneladas a menos.

A queda é resultado das condições climáticas adversas que influenciaram as principais regiões produtoras do país.

Já os cultivos de segunda safra têm apresentado melhor produtividade com aumento de dois milhões de toneladas. Os destaques são para milho, algodão em pluma e feijão.

Foto: Olímpio Ferreira/Embrapa

O arroz teve aumento na área plantada em relação à temporada anterior. Segundo a Conab, isso foi por causa dos bons preços na época do plantio.

A produção esperada é de dez milhões de toneladas, 3,6% superior na comparação com a última safra, mas 0,9% abaixo da estimativa para esse ano.

De acordo com o gerente de Safras da companhia, Marco Antônio Chaves, 93% das áreas plantadas no Rio Grande do Sul já estavam colhidas antes das chuvas e enchentes, e os números apresentados agora já consideram os impactos climáticos no estado.

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul levaram o Governo Federal a fazer um leilão para importar, numa primeira etapa, 263 mil toneladas do cereal.

Isso, segundo o Governo, para garantir o alimento no prato das famílias e regular os preços, que subiram.

Mas, o certame foi anulado, nesta semana, porque a revelação das empresas vencedoras levantou dúvidas sobre a capacidade financeira e técnica de entrega, já que elas não são do ramo de arroz.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, informou que um novo edital, com ajustes nas regras do leilão, deve ser apresentado em 10 dias.

Já em relação à soja, a colheita foi finalizada e tem uma produção estimada em 147,35 milhões de toneladas; uma redução de 4,7% sobre a safra anterior.

E entre as culturas de inverno, o destaque é o trigo, que já teve o plantio iniciado em 46% da área. Mas, no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do cereal de inverno, os trabalhos nesta safra estão prejudicados pelo clima não-favorável: o excesso de umidade impede o manejo das áreas a serem semeadas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Bertolínia entrega óculos a crianças atendidas pela Carretinha da Saúde

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de óculos infantis às crianças...

Motorista é preso com 26 kg de cocaína em fundo falso de carro na BR-316 no Sul do Piauí

Um homem foi preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas e adulteração de veículo Cerca de 26 quilos de...

Polícia Militar inicia operação especial de segurança para o Carnaval em todo o Piauí

A Polícia Militar do Piauí realiza, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do reforço especial de segurança para o...

Flávio Bolsonaro, diferente do pai, foca na classe política e evita aproximação com militares

Senador também tem foco no convencimento do mercado financeiro, com pitadas de política internacional O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato...
spot_img

Lula negocia com partidos do centrão e mira vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio, mas tentativa de atrair o MDB é...

CNH poderá ser cassada sem aviso prévio em 2026; confira os motivos

A digitalização dos Detrans ampliou o controle sobre a CNH, fazendo com que erros burocráticos passem a gerar bloqueio...
spot_img

Posts Recomendados