Saiba quem foi Tiradentes: o homem que desafiou o Império e foi enforcado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líder da Inconfidência Mineira e mártir da independência do Brasil, ele foi o primeiro brasileiro a ter o nome inserido no livro dos heróis da Pátria

Tiradentes foi um importante líder do movimento pela Independência do Brasil no século XVIII. Ele nasceu em 1746 em Minas Gerais e trabalhou como dentista, foi soldado e minerador antes de se tornar um ativista político.

José Joaquim da Silva Xavier é mais conhecido por ter liderado a Inconfidência Mineira, um movimento político ocorrido em Minas Gerais em 1789 que tinha como objetivo declarar a independência da região e estabelecer uma República no Brasil.  

O movimento, no entanto, foi descoberto pelas autoridades portuguesas e Tiradentes foi preso, julgado e condenado à morte em 1792.

O movimento e a luta de Tiradentes são amplamente explorados em livros sobre a história do Brasil, e, pelos seus feitos, o dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional.

Por que Tiradentes foi enforcado e se tornou herói nacional

Tiradentes foi o primeiro brasileiro a ter o nome inserido no livro de heróis da Pátria, o que já revela sua importância para o independência do país.  

No ano passado, a execução de Joaquim José da Silva Xavier completou 230 anos. Enforcado no Rio de Janeiro, Tiradentes ocupa importante parte da história brasileira. E já inspirou diversas obras sobre sua vida e até um poema intitulado “Com Muita Honra” de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1972. 

Tiradentes, assim como outros inconfidentes, desafiou a coroa de Portugal. Ele foi condenado à morte por enforcamento. 

Foto: Reprodução/Portal EBC

O que foi a Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira foi um movimento político ocorrido em Minas Gerais, no final do século XVIII, que tinha como objetivo declarar a independência da região e estabelecer uma República no Brasil.  

O movimento foi liderado por um grupo de intelectuais, comerciantes, mineradores e profissionais liberais, entre os quais estava Tiradentes, que se tornou um dos principais líderes da conspiração.

Segundos estudiosos da época, o movimento surgiu em um contexto de descontentamento com a exploração econômica e política exercida pela Coroa Portuguesa no Brasil. As elites locais de Minas Gerais, que eram responsáveis pela produção de ouro, reclamavam da falta de autonomia política para administrar a região.

Os inconfidentes, como eram chamados os que aderiram ao movimento, elaboraram um plano para se rebelar contra o governo português e proclamar a independência da região. O projeto previa a criação de uma República baseada nos ideais iluministas, como a igualdade, a liberdade e a fraternidade.

No entanto, a conspiração foi descoberta pelas autoridades portuguesas em 1789, e os líderes do movimento foram presos e julgados. Tiradentes foi o único a receber a pena de morte por enforcamento, enquanto os demais foram condenados a penas diversas, como prisão e confisco de bens.

Embora a Inconfidência Mineira não tenha conseguido concretizar seus objetivos políticos, o movimento histórico teve um grande significado para a história do Brasil, por ter sido uma das primeiras manifestações de luta pela independência e pela liberdade política no país. 

BAND JORNALISMO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados