Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Saidinha de Ano Novo: 12 pessoas não retornaram aos presídios no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os presos foram liberados no dia 22 de dezembro do ano passado e o retorno estava programado para o dia 3 de janeiro.

A Secretaria de Justiça do Piauí confirmou, nesta terça-feira (9), que 12 detentos não retornaram aos presídios do estado após a saída temporária de Natal e Ano Novo. Ao total, 460 pessoas foram beneficiadas. Os presos foram liberados no dia 22 de dezembro do ano passado e o retorno estava programado para o dia 3 de janeiro.

A saída temporária é garantida aos presos em regime semiaberto e visa a ressocialização. Geralmente, o benefício é concedido em datas comemorativas específicas, para confraternização e visita aos familiares. Durante o ano, os detentos têm direito a quatro saídas (que podem durar até sete dias).

O monitoramento é feito pela Secretaria de Justiça. Quando o detento não retorna, ele é considerado foragido e perde, automaticamente, o direito da saída temporária.

“Hoje eles são considerados foragidos, e quando forem capturados, vão para o regime fechado. Devemos lembrar que 98% retornaram. É uma medida que promove o retorno deles à sociedade de maneira paulatina”, destaca Carlos Edilson, secretário da Sejus-PI.

Para ter direito ao benefício, o detento precisa ter cumprido, ao menos, um sexto da pena. Além disso, é preciso que o mesmo tenha bom comportamento. Durante a saída, não é permitido frequentar bares e casas noturnas.

Diferença entre “Saída temporária” e “Indulto”
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o “Indulto” e a “Saída Temporária” apresentam uma série de diferenças, desde as origens aos critérios para serem concedidos.

O indulto é um benefício que extingue ou reduz a pena de alguém que tenha sido sentenciado. Já a saída temporária é autorizada pelo juiz para determinados presos do regime semiaberto em datas especiais, desde que observadas algumas condições. Esses devem retornar para cumprir a pena.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem maior percentual de quilombolas vivendo em áreas rurais, diz IBGE

Dados divulgados apontam que cerca de 88% da população quilombola do Piauí reside em áreas não urbanas. O estado do...

Águas do Piauí quer antecipar serviços da Agespisa, mas controle total somente em julho

A empresa Águas do Piauí apresentou ao Comitê de Transição a possibilidade de antecipar os serviços de abastecimento de...

Com 60 expositores, Guadalupe abre mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe realizou, na noite desta sexta-feira (9), a abertura oficial da 3ª edição da...

Balança Comercial do Piauí atinge R$ 794 milhões de superávit em abril

Em abril, as exportações do estado chegaram ao valor de US$ 139,9 milhões e fortelece a soja como protagonista...
spot_img

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

IPCA é pressionado por preços de alimentos e remédios. A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços...

Jerumenha realiza Dia D de vacinação contra a gripe com ampla participação da população

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 09 de maio,...
spot_img

Posts Recomendados