Saidinha de Ano Novo: 12 pessoas não retornaram aos presídios no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os presos foram liberados no dia 22 de dezembro do ano passado e o retorno estava programado para o dia 3 de janeiro.

A Secretaria de Justiça do Piauí confirmou, nesta terça-feira (9), que 12 detentos não retornaram aos presídios do estado após a saída temporária de Natal e Ano Novo. Ao total, 460 pessoas foram beneficiadas. Os presos foram liberados no dia 22 de dezembro do ano passado e o retorno estava programado para o dia 3 de janeiro.

A saída temporária é garantida aos presos em regime semiaberto e visa a ressocialização. Geralmente, o benefício é concedido em datas comemorativas específicas, para confraternização e visita aos familiares. Durante o ano, os detentos têm direito a quatro saídas (que podem durar até sete dias).

O monitoramento é feito pela Secretaria de Justiça. Quando o detento não retorna, ele é considerado foragido e perde, automaticamente, o direito da saída temporária.

“Hoje eles são considerados foragidos, e quando forem capturados, vão para o regime fechado. Devemos lembrar que 98% retornaram. É uma medida que promove o retorno deles à sociedade de maneira paulatina”, destaca Carlos Edilson, secretário da Sejus-PI.

Para ter direito ao benefício, o detento precisa ter cumprido, ao menos, um sexto da pena. Além disso, é preciso que o mesmo tenha bom comportamento. Durante a saída, não é permitido frequentar bares e casas noturnas.

Diferença entre “Saída temporária” e “Indulto”
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o “Indulto” e a “Saída Temporária” apresentam uma série de diferenças, desde as origens aos critérios para serem concedidos.

O indulto é um benefício que extingue ou reduz a pena de alguém que tenha sido sentenciado. Já a saída temporária é autorizada pelo juiz para determinados presos do regime semiaberto em datas especiais, desde que observadas algumas condições. Esses devem retornar para cumprir a pena.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados