Sargento Mota tem condenação anulada e permanece na Polícia Militar

-

O Tribunal de Justiça do Piauí anulou, nesta quarta-feira (08/04), a condenação do sargento da Polícia Militar Avelar dos Reis Mota, conhecido como Sargento Mota, e afastou a expulsão do militar da corporação. A decisão foi tomada durante o julgamento de um recurso apresentado pela defesa.

Por maioria, os desembargadores decidiram converter a punição em advertência disciplinar. Votaram pela aplicação da medida mais branda os desembargadores Joaquim Santana e Antônio Lopes. O relator do processo, desembargador Vidal, também reconheceu a anulação da condenação, mas propôs uma penalidade mais rigorosa, com prestação de serviços pelo período de um mês e cinco dias. O entendimento predominante foi o da advertência.

Com a decisão, o sargento deixa de responder na esfera penal e passa a responder apenas administrativamente.

O caso ocorreu em fevereiro de 2023. O militar foi acusado de entrar em uma residência em construção, no bairro Areias, zona Sul de Teresina, e furtar um perfume. Na sentença inicial, ele havia sido condenado a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, com agravante por abuso de poder.

De acordo com o processo, o sargento teria utilizado uma chave para acessar o imóvel sem autorização judicial e, ao sair, tentou danificar o sistema de segurança. A investigação incluiu imagens de câmeras e depoimentos.

A expulsão do policial havia sido determinada pelo comando da Polícia Militar, com base no uso da função para obtenção de vantagem pessoal e apropriação de bem particular.

O sargento também foi investigado na Operação Jogo Sujo II, deflagrada em 2024, que apura suspeitas de estelionato, divulgação de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Governo eleva imposto sobre cigarros para compensar perda com combustíveis

O imposto sobre cigarros subirá para compensar a perda de arrecadação com a isenção de tributos sobre o biodiesel...

Ministério da Educação disponibiliza aplicativo gratuito com quase oito mil livros digitais

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou para download, nesta segunda-feira (6), o aplicativo MEC Livros com quase oito mil...

Apreensão de drogas avança e chega a 500 kg em dois dias de operação policial

A Polícia Civil apreendeu mais de 400 quilos de drogas nesta quarta-feira (8) em um sítio localizado na zona...

Incêndio destrói ônibus na BR-407, no interior do Piauí; 26 passageiros escapam sem ferimentos

Um ônibus com 26 passageiros pegou fogo no fim da tarde desta terça-feira (07), na BR-407, nas proximidades do...

Com mais de 2,3 milhões de bovinos, Piauí mantém pecuária forte no interior

O Piauí encerrou o último levantamento com mais de 2,3 milhões de cabeças de gado bovino. Os dados são...

Cronista e radialista Jocy Astor é encontrado morto dentro de casa em Floriano

O corpo foi localizado pelo irmão da vítima, que precisou arrombar o cadeado do imóvel para entrar. O cronista e...

Irã confirma morte de Ebrahim Raisi e anuncia presidente interino

Helicóptero em que ele viajava caiu no noroeste do...

Alerta de chuvas intensas para 209 cidades do Piauí até esta quarta-feira, 23

O aviso indica perigo potencial de alagamentos, ventos fortes...

Você também pode gostar
Recomendado para você