O evento, realizado no auditório do SAMU, teve como objetivo principal, compartilhar o fluxograma de atendimento aos Pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O encontro aconteceu na última quinta-feira, 22, onde os médicos da atenção básica de Floriano participaram de uma capacitação conduzida pela neuropediatra Bianca Dourado. O evento, realizado no auditório do SAMU, teve como objetivo principal, compartilhar o fluxograma de atendimento aos Pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Para a médica Bianca Dourado, é importante a identificação de maneira precoce dos sinais indicativos de TEA e assim, dar o encaminhamento adequado para especialistas e equipe multiprofissional. A palestra, que contou com participação ativa dos médicos da Atenção Primária e, destacou a relevância da abordagem multidisciplinar no diagnóstico e tratamento desses pacientes, ao fazer o encaminhamento para os profissionais que atendam às dificuldades enfrentadas por essas crianças, como o atraso na fala e dificuldade de interação.
Segundo Vânia Arruda, diretora do Programa Saúde da Família, a iniciativa visa aprimorar a capacidade dos profissionais de saúde da atenção básica em reconhecerem os sinais precoces do TEA, possibilitando um encaminhamento mais ágil e eficaz nas redes de atenção em saúde. “Com essa iniciativa, espera-se não apenas melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com TEA e familiares, mas também aumentar a conscientização e o conhecimento sobre esse transtorna. Isso contribuirá para uma abordagem mais humanizada e efetiva no cuidado dessas crianças.”, explica.