Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes.
No Mutirão de Catarata realizado em Floriano, a equipe de saúde de Jerumenha acompanhou os pacientes, totalizando 96 cirurgias realizadas. Os pacientes foram encaminhados via Secretaria Municipal de Saúde para realizar a cirurgia, com o objetivo de reduzir o número de pessoas na fila de espera pelo tratamento.
A prefeitura de Jerumenha tem assegurado o acesso da população ao Mutirão de Catarata, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde. Durante esta ação, foram oferecidas consultas, retornos e cirurgias oftalmológicas. A última etapa do mutirão foi concluída na terça-feira, 30 de abril.
O secretário de saúde, Marcos Rocha, informou à redação do Portal Cidade Luz que os pacientes foram selecionados por encaminhamentos prévios através do setor de regulação da própria secretaria municipal de saúde. Por determinação do prefeito Júnior Nato, o município providenciou toda a logística de transporte, lanche e acompanhamento.
Marcos Rocha também ressaltou que os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes, após passarem por exames pré-operatórios. Ele destacou o impacto positivo da ação, beneficiando dezenas de pessoas tanto na zona urbana quanto na rural de Jerumenha. A vice-prefeita Elizangela Nascimento e as secretárias municipais Lane e Lujan Nato acompanharam as equipes durante o mutirão.
SOBRE A CATARATA
A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que interfere na entrada de luz nos olhos, resultando na diminuição da visão. As alterações podem causar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.
Confira as imagens