A situação está sendo monitorada em tempo real pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alerta para a possibilidade de chuvas no Piauí, com maior probabilidade na região centro-sul do estado entre 14 e 21 de outubro, que abrange as mesorregiões do sudeste, o sudoeste e parte do sul da mesorregião centro-norte.
De acordo com o modelo meteorológico do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), a umidade será mais intensa entre 16 e 20 de outubro, potencializando a formação de nuvens carregadas. A combinação de ar quente e seco, acumulado nos últimos dias, com o aumento de umidade cria condições para chuvas fortes, ventos intensos e, em alguns casos isolados, queda de granizo.
Conforme a Semarh, uma frente fria, localizada no litoral da Bahia, embora distante no oceano, favorece a entrada de umidade em baixos níveis sobre o Piauí. Além disso, em camadas mais altas da atmosfera, um cavado, que é uma área de instabilidade, intensifica a divergência dos ventos, aumentando as chances de tempestades.
A Sampece recomenda que, em caso de ventanias e chuvas com raios, as pessoas evitem ficar sob árvores, que oferecem risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também orienta não estacionar veículos próximos a outdoors, torres de TV ou árvores. Em áreas urbanas, a população deve evitar atravessar ruas alagadas e buscar abrigo seguro. Dentro de casa, é indicado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados diretamente na tomada durante as tempestades.
A situação está sendo monitorada em tempo real pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Sampece, que reforçam a importância de acompanhar as atualizações nos portais oficiais. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para atendimento.
Por Davi Fernandes – GP1