Secretaria de Saúde de Floriano entrega dispositivos de locomoção e audição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Foram entregues cadeiras de rodas e de banhos, muletas e dispositivos de audição que serão entregues em Teresina até sexta-feira, 13.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de mais 16 dispositivos de locomoção na manhã desta terça-feira, 10, com a presença do prefeito Antônio Reis. O momento foi organizado pelo Núcleo Multiprofissional que é responsável por intermediar os processos desses dispositivos junto aos órgãos competentes. Até a sexta-feira, 13, pelo menos outros três dispositivos de audição serão entregues em Teresina.

“São cadeiras de rodas, cadeiras de banhos e muletas. Esse é um trabalho importante da SMS, pois não adianta somente dar entrada no processo, é preciso acompanhar e cobrar o seu andamento. É por isso que tantos florianenses têm sido beneficiados. Eu fico feliz em ver o sorriso no rosto dessas famílias, pois só sabe a necessidade de um objeto como esse quem realmente precisa”, disse Caroline Reis.

Dona Ivonete, mãe de um garoto de 18 anos que tem paralisia cerebral, deu seu testemunho sobre a importância de receber um novo dispositivo. “Só Deus sabe o quanto estou feliz por esse momento”.

-O que são dispositivos de locomoção?

São equipamentos que ajudam na mobilidade das pessoas: o uso de andador, muleta, bengala ou cadeira de rodas é essencial para a recuperação em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, bem como para trazer mais qualidade de vida e autonomia.

Nenhum dispositivo será o ideal para todas as situações. A seleção do dispositivo mais adequado depende da força do paciente, resistência, equilíbrio, função mental, funcionalidade e local onde o indivíduo se movimenta. As sequelas das doenças, afetando membro inferior ou superior, frequentemente determinam qual o melhor dispositivo para cada caso.

Estes dispositivos são ferramentas indispensáveis para a assistência em reabilitação. No entanto, para serem efetivos, dependem da correta prescrição, confecção, rotina de uso e acompanhamento. O encadeamento destas ações constitui um processo complexo e altamente técnico que, caso não seja seguido com rigor, pode levar à ineficácia do aparelho, piora do quadro da pessoa com deficiência, perda de procedimentos cirúrgicos e até provocar lesões graves e irreversíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados