A secretária Caroline Reis explicou que a meta do mutirão foi vacinar o maior número de pessoas que já estão aptas a tomar a terceira dose contra a covid-19. “Aplicar mais de 640 doses é um verdadeiro sucesso”, disse.
A Secretaria de Saúde de Floriano, através do Mutirão da 3ª dose, vacinou na última terça-feira, 19, um total de 642 pessoas. A ação, na praça Dr. Sebastião Martins, teve como objetivo ampliar a cobertura de vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 (primeira dose de reforço).
Floriano já aplicou 135 mil doses de imunizantes contra o Coronavírus. A cobertura vacinal do município com a primeira dose passa de 92%. Com a segunda dose, esse número chega a 84%. Já com a terceira dose (primeira de reforço), o município está com 57% de vacinação.
Segundo a secretária de Saúde, Caroline Reis, com a liberação pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) sobre o uso de máscaras em ambientes fechados para cidades com índice de 60% da população vacinada com a dose de reforço, o município de Floriano se organiza para entrar em uma nova etapa. “Sabemos que, por conta da queda no número de casos e de mortes, muita gente pensa que não há mais necessidade de tomar a vacina, mas esse é um erro muito grave. A imunização só tem eficácia segura com o esquema vacinal completo”, disse.
Caroline Reis explicou que a meta do mutirão foi vacinar o maior número de pessoas que já estão aptas a tomar a terceira dose contra a covid-19. “Aplicar mais de 640 doses é um verdadeiro sucesso”, disse.
Estão inclusos nesse grupo os florianenses que já completaram quatro meses da segunda vacina.
Segundo o Comitê de Operações Emergenciais (COE), o uso de máscaras fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transportes coletivos, como ônibus, trem e avião.
De acordo com o vacinômetro da Sesapi, 10 municípios do Piauí estão com 70% da população imunizada com a dose de reforço; 40 municípios têm 60 a 69% da população vacinada com a 3ª dose e 84 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo.
É importante lembrar que a eficácia da vacina se efetiva após 15 dias da aplicação da dose.