Secretária do governo Donald Trump chama venezuelanos de ‘sacos de lixo’

-

Em entrevista à Fox News, chefe do Departamento de Segurança Interna disse que os americanos querem ‘esses sacos de lixo fora’. Biden havia prorrogado proteção para 600 mil pessoas.

O governo de Donald Trump revogou nesta quarta-feira (29) uma extensão do Status de Proteção Temporária (TPS) para venezuelanos determinada por Joe Biden pouco antes de deixar o cargo. A medida permitia que mais de 600 mil pessoas vivam e trabalhem nos Estados Unidos.

“O povo deste país quer esses sacos de lixo fora. Eles querem que suas comunidades estejam seguras”, disse a secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, ao anunciar a decisão na Fox News.
“Interrompemos isso. Hoje assinamos uma ordem executiva” no DHS estipulando que “não íamos seguir com o que ele fez para amarrar nossas mãos”, complementou, referindo-se ao seu antecessor, Alejandro Mayorkas.

Kristi Noem, secretária de Segurança Interna, durante operação contra imigrantes em Nova York — Foto: X/@Sec_Noem

“Supunha que poderiam ficar aqui e violar nossas leis por mais 18 meses”, mas “vamos seguir o processo e avaliar todos esses indivíduos que estão em nosso país”, insistiu.

Em 10 de janeiro, dia da posse presidencial de Nicolás Maduro em Caracas, o governo Biden prolongou o TPS por 18 meses para os venezuelanos “devido à grave emergência humanitária que o país continua enfrentando devido às crises políticas e econômicas”.

Com isso, os venezuelanos teriam status de proteção até outubro de 2026.

O TPS é um programa estabelecido pelo Congresso para cidadãos estrangeiros que não podem retornar de forma segura ao seu país devido a desastres naturais, conflitos armados ou outras condições extraordinárias.

De acordo com o Pew Research Center, havia 1,2 milhão de pessoas elegíveis para o TPS ou que já haviam se beneficiado do programa até março de 2024, sendo os venezuelanos o grupo mais numeroso.

Assim que assumiu o cargo, há pouco mais de uma semana, Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e começou a destruir o legado de Biden em todos os setores com uma série de decretos.

O republicano acabou com a permissão de permanência temporária concedida a imigrantes de Venezuela, Cuba, Haiti e Nicarágua que tenham um patrocinador nos Estados Unidos. O novo presidente também desativou o “CBP One”, que permitia agendar uma entrevista para pedidos de asilo.

Trump também reativou o programa “Fique no México”, implementado em seu primeiro mandato, para que os imigrantes aguardam o desfecho do processo migratório do outro lado da fronteira.

O republicano ordenou operações de busca de imigrantes, o que já resultou na prisão de centenas de pessoas. Segundo a imprensa americana, alguns dos detidos não têm antecedentes criminais.

Trump prometeu expulsar primeiro os migrantes em situação irregular com antecedentes criminais. No entanto, na terça-feira (28), a porta-voz Karoline Leavitt afirmou que o governo considera “criminoso” qualquer pessoa que tenha entrado “ilegalmente nos Estados Unidos”.

Muitos desses imigrantes são latino-americanos que fugiram da pobreza e da violência.

As organizações de defesa dos imigrantes e os democratas protestaram, mas a secretária Kristi Noem os acusa de querer proteger as gangues.

“Estão completamente desconectados das pessoas de suas cidades e comunidades”, afirmou à Fox.
“O que esses líderes democratas estão dizendo é ‘queremos proteger os cartéis, queremos proteger as gangues, queremos garantir que as pessoas continuem morrendo por armas, violência e drogas'”, declarou.

Estatísticas oficiais do FBI indicam que os crimes violentos diminuíram nos Estados Unidos nos últimos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Joel critica prioridade de Rafael por pedágios ao invés de resolver problemas nas estradas

O pré-candidato a governador Joel Rodrigues, presidente do Progressistas no Piauí, esteve na região do extremo Sul do estado...

Flávio diz que pleito será “guerra do bem contra o mal” e promete honrar Bolsonaro

Candidato do PL atacou o PT e o Judiciário e afirmou que foi escolhido para dar continuidade ao projeto...

Georgiano Neto é homologado candidato a deputado federal na Convenção do Estadual do PSD

“Chegar à nossa Convenção do PSD e ser recebido com tanto abraço sincero, tanto carinho e essa vibração positiva...

PT lança Rafael Fonteles como candidato reeleição ao governo do Piauí

Escolha foi confirmada durante convenção realizada em Teresina. Washington Bandeira (PT) será candidato a vice. Chapa terá também Marcelo...

Morte de preso gera tumulto e princípio de rebelião em presídio do Piauí

Episódio ocorreu em unidade de Buriti dos Lopes que, dois meses antes, foi alvo de decisão judicial para reduzir...

Queimadas consumiram 12,4 milhões de hectares no Piauí em quatro décadas

Estado ocupa a 6ª posição nacional em área queimada entre 1985 e 2025, segundo o MapBiomas. O Piauí acumulou 12,4...

Carro fica destruído após pegar fogo na Avenida Frei Serafim no Centro de Teresina

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e somente...

Governo decide aumentar mistura do etanol na gasolina, em nova medida contra crise

Mudança entrará em vigor até maio e reduz dependência...

Você também pode gostar
Recomendado para você