O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí Chico Lucas disse que mandou cortar o adicional noturno dos policiais que não trabalham à noite nos Distritos Policiais.
“Eu já mandei cortar dos distritos que não trabalham. Vamos cortar o adicional noturno dos policiais. Eles não estão lá de noite, pois então não vão receber adicional noturno. Já mandei cortar”, disse, em meio a aplausos, em reunião com populares na capital Teresina.
O secretário falou que é uma luta abrir processos para demitir policiais e que nesse próximo mês vai possibilitar o registro de Boletins de Ocorrência pelo WhatsApp.
Ainda que criará Áreas Integradas de Segurança Pública. “PPO é um modelo que é ultrapassado”, disse. “Em Teresina provavelmente vão ser 9 áreas, duas por zona”, complementou.
Em outra passagem de sua fala Chico Lucas fez perguntas retóricas para ouvir um “não”. Nós temos 18 distritos policias [em Teresina]. Funcionam os distritos?”. “Não”, disse uma participante da reunião. “O distrito é perto da casa de vocês, mas funciona?”, voltou a indagar. “Não”, respondeu a mesma participante.
“De que adianta ter um distrito de um lado se não funciona?”, indagou.
“EU DUVIDO QUE ELES [POLICIAIS] NÃO SABEM USAR O WHATSAPP”
Uma outra mulher, interrompendo a fala do secretário, disse que “eles [policiais] não sabem nem mexer em computador”.
No que o secretário retrucou: “sabem mexer sim, sabem mexer sim. Eles sabem. Eles sabem. Eles ganham um salário razoável para estarem lá trabalhando. Essa história de que não sabem mexer em computador… Eu duvido se eles não sabem usar o WhatsApp”.
Em um nova participação uma interlocutora disse que “falta sistema” nas delegacias para registros de ocorrência. No que Chico Lucas disse ser “mentira”.
“Tem computador, tem internet, tem carro, tem combustível. Eu vou colocar aqui os culpados. Porque fica tudo na conta do Estado. É culpa do Estado, é culpa da sociedade, é culpa dos agentes públicos também”, pontuou.
Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores