Secretário James Rodrigues anuncia que Floriano irá ofertar consultas e exames de cirurgia oncológica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Saúde de Floriano iniciou nesta terça-feira (20), a discussão para a inserção da especialidade de consultas e exames oncológicos.

O secretário James Rodrigues esteve reunido com a médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, o Coordenador de Regulação, Felipe Vieira e o assessor especial e diretor do Programa Ambulatorial de Pequenas Cirurgias, João Felipe, para tratar do processo e estruturação do projeto.

Secretário de saúde James Rodrigues e a Cirurgiã oncológica Dra. Ana Caroline Fonseca

A previsão é que o programa tenha início ainda no segundo semestre deste ano. Segundo James Rodrigues, o objetivo é aprimorar a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) para que o florianense tenha acesso ao diagnóstico e primeiro atendimento ainda no município, evitando assim o deslocamento para a capita, Teresina. Além da consulta, serão realizado exame de biópsia, procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica, bem como pequenas cirurgias.

A inserção de mais uma especialidade representa um avanço significativo no fortalecimento do sistema de saúde municipal promovendo qualidade de vida ao intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e outros. “Vamos aproveitar a experiência exitosa do Programa de Pequenas cirurgias e incluir mais um serviço, a consulta e exame oncológico. Quem ganha é a população”, explica James Rodrigues.

Outro ponto válido a se destacar é quanto ao caráter preventivo, pois será possível incentivar a população a realizar exames preventivos. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) sobre atitude e estilo de vida do brasileiro em relação ao câncer, apenas 49% dos entrevistados disseram fazer check-ups.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente sofre novamente com ato de vandalismo; prefeito Gedison lamenta o ocorrido

Depois da decoração natalina e de alambrados da quadra de esportes danificados. Desta vez, árvores que embelezam a Praça...

O que é a Web3 e por que ela mudará a forma como nos relacionamos com a tecnologia?

Nova rede mais aberta e transparente promete utilizar blockchain e inteligência artificial para democratizar a internet e a economia. Cada...

Bancos ainda não decidiram sobre oferta de consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Liberação do crédito ainda depende de regulamentação por meio do Ministério da Cidadania. Quem recebe o Auxílio Brasil, assim como...

Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo tem morte cerebral após ser baleado em show

O campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo foi baleado, na madrugada deste domingo (7), e teve a morte cerebral...
spot_img

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar nas Eleições 2022. O total de...

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Foco são as vacinas de poliomielite e de multivacinação O Ministério da Saúde lançou hoje (7), em São Paulo, a...
spot_img

Posts Recomendados